terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ANÁLISE DAS CHARGES


CHARGE 01

CHARGE 02


CHARGE 03
CHARGE 04
 CHARGE 05

CHARGES 06


162 comentários:

  1. Caro Aluno,

    Observar as charges.
    As charges fazem referências ao mundo globalizado, a dicotomia entre países do Norte e do Sul.
    Fazer um comentário de cada charge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os comentários podem ser feitos no caderno ou no blog mesmo?

      Excluir
    2. Acrescentando na pergunta do Rafael, o comentário pode ser digitado e impresso?

      Excluir
    3. O comentário deve ser feito no blog e com registro do nome do aluno e da sala.

      Excluir
    4. Charge 1: Ela mostra a divisão do mundo em Norte e Sul, sendo os países do sul representados por um homem negro, com aparência simples, como se eles fossem pobres. Já o homem que representa o norte, é um homem branco e bem vestido, nos querendo dizer que os países do norte são ricos e desenvolvidos. Fazendo uma crítica a diferença econômica dessa divisão.
      Eduarda Melo e Marcela Armond - 8ªC

      Excluir
    5. A charge 5 representa a desigualdade social do Norte e Sul com o desenho de dois homens. O primeiro é grande, por isso passa uma imagem de poder, que representa o Norte rico e desenvolvido. O fato de ele estar comendo o Globo significa que ele exerce domínio sobre o mesmo. Já as migalhas caem nas mãos do homem pobre e pequeno, que representa o Sul subdesenvolvido.

      Vitória Lima 8ªB

      Excluir
    6. Charge 2: A professora ao falar sobre a globalização mostra no mapa a superioridade dos países do Norte, em relação aos países do Sul.
      ---------------------------------------------------------Charge 3: Na fase da globalização, os povos mais pobres, são discriminados, entrando pela 'entrada de serviço", isto é, servindo aos paíse ricos.
      ---------------------------------------------------------Charge 4: Os povos do sul, querem menos poluição dos gases das indpustria no Norte, e os do Norte não querem imigrantes do Sul, este conflitp é chamado de Norte-Sul.
      ---------------------------------------------------------Charge 5: Os países do Sul, pobres e miseráveis estão afundados nos mares de lama, ignorância e sangue.
      ---------------------------------------------------------Charge 6: Os povos do Norte, estã gordos e comendo com fartura, enquanto os do Sul, são magros, famintos, esqueléticos,recolhem as migalhas que vem deles.

      Nathália di Spirito Reis 8°série, 9° ano A

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Charge 1-A charge um mostra a divisão dos países do norte e sul. A pessoa que representa o norte é branca e bem vestida. Já o que representa o sul é negro e tem roupas simples.Essa charge faz uma critica a diferença econômica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvido.
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Charge 2- A charge dois mostra que as vantagens da globalização são praticamente todas para os países desenvolvidos.Mostrando a superioridade e desigualdade dos países do norte em relação com os do sul.
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Charge 3- A charge três mostra pessoas provavelmente dos países do sul,que são descriminados,tratados como empregados ou operários.
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Charge 4- A charge quatro mostra que os países do norte não querem as pessoas do sul lá enquanto os países do sul não querem a poluição das fabricas do norte.O termo Morte-Sul representa os conflitos causados por esses fatores
      --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Charge 5- A charge cinco mostra a divisão econômica dos países, onde os países do norte são ricos e milionários e os do sul são pobres ou de classe media. Já os oceanos apresentam nomes de guerra, de disputas.
      Leticia da Mata 8C

      Excluir
    9. Charge 2- A segunda charge mostra que a globalização tem vantagens em paises desenvolvidos que são mais industrializados e tem maior tecnologia, coi isso podemos ver a superioridade dos paises do norte sobre os paises do sul.

      Charge 3- A terceira charge mostra pessoas com roupas precaria tentando entra na "festa da globalização" ou seja é como se os paises do sul, subdesenvolvidos, nao pudessem viver igualmente aos paise do norte, desenvolvidos.Faz tambem relaçaõ a descriminação.

      Charge 4- Essa charge mostra que os paises do norte querem menos pessoas do sul vivendo la, e os paises do sul querem menas poluição das empresas do norte assim como menos multinacionais em seus paises. O termo Morte-sul significa os conflitos entre essa divisao Norte-Sul.

      Charge 5- A charge tem um significado bem direto. Os paises do norte sao praticamente todos desenvolvidos e ricos, e os paises do sul quase todos pobres, subdesenvolvidos.

      Charge 6- A sexta charge mostra que os paises desenvolvidos do norte "comem" todas as riquezas e o homem de terno mostra a superioridade do norte sobre o sul. O Sul é representado por um homem negro magro, aparentando ser bem desnutrido e recebendo somente migalhas das muitas riquezas do norte.

      Excluir
    10. Charge 1 - A charge mostra a divisão do mundo em Norte e Sul, sendo os países do sul representados por um homem negro, com aparência pobre e o norte, é representado por um homem branco e bem vestido, nos dando a ideia de que os países do norte são mais ricos e mais desenvolvidos.
      **********************************************************
      Charge 2 - A charge mostra a diferença dos países do norte e do Sul, sendo a parte do norte maior dando impressão de superioridade e desenvolvimento.
      **********************************************************
      Charge 3 - As pessoas de aparência pobre, que representam os países subdesenvolvidos, ao chegarem a "porta" do mundo globalizado, tem que entrar pela porta dos fundos, dando a entender que ha um preconceito dos países do norte com os do sul.
      **********************************************************
      Charge 4 - A charge mostra que os paises do Sul querem menos poluição dos países do norte, e os países do norte não querem habitantes do sul em suas terras gerando conflitos.
      **********************************************************
      Charge 5 - A charge 5 mostra os países classificados como ricos, pobres, classe media e alguns até miseráveis. Percebe-se também que a maioria dos países do Norte são os desenvolvidos e os do sul, pobres. Nos mostrando assim a divisão de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
      **********************************************************
      Charge 6 - O homem sentado na cadeira, bem vestido provavelmente representaria os países desenvolvidos. O fato de ele estar "comendo" a terra e ser gordo representa as boas condições de vida que esses países tem, ao passo que os países do Sul (subdesenvolvidos, representados pelo homem com poucas roupas e magro) ficam apenas com as migalhas.
      **********************************************************

      Eduarda Melo - 8C

      Excluir
  2. A charge 01 , tem como critíca a divisão Norte e Sul , sendo o personagem que representa os Subdesenvolvidos ( sul ) é uma pessoa negra , sem chinelo , usando camisa e bermuda . Ja o personagem que representa os países desenvolvidos ( Norte ) é branco e está usando terno , dando impressão de centro e periferia

    Abraão e Robson 8b

    ResponderExcluir
  3. Análise CHARGE 2 , A charge nos mostra a desigualdade que há entre o Norte e o Sul, pelo motivo de alguns países do norte serem mais desenvolvidos que o do sul.

    9º Ano B Hélio Petric Chaves , Diego Zaidan.

    ResponderExcluir
  4. Escolhemos a charge 1,que mostra a divisão Norte e Sul,o Sul representa a parte pobre e o norte representa a parte rica.

    ResponderExcluir
  5. Na 4°charge,mostra a soberania dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvios,onde aqueles sao denominados como ricos, e estes sao descritos como casse media baixa, pobres e ate mesmo miseráveis.

    Lourival e Felipe 9°ano B

    ResponderExcluir
  6. Na Charge 6 os farelos de "mundo" que o empresário dá pro africano seria dinheiro, né? Nesse caso acredito que aquele mesmo "mundo" está sendo consumido tanto na economia quanto em relação ao meio ambiente pelos países ricos, estes representados pelas multinacionais.

    Bruna Melo - 8ªB

    ResponderExcluir
  7. A charge 2 mostra que os países subdesenvolvidos são marginalizados em relação aos países desenvolvidos no processo de globalização .
    Gabriel e Matheus Figueiredo 8b

    ResponderExcluir
  8. A primeira charge representa a regionalização Norte e Sul, na qual o homem branco, de terno e com a parte Norte do globo terrestre representa os ricos e desenvolvida. Já o homem negro, mal vestido e com a parte Sul do globo terrestre simboliza a parte pobre e subdesenvolvida. Essa regionalização não é inteiramente verdadeira, pois nem todos os países do Norte são ricos e desenvolvidos e nem todos do Sul são pobres e subdesenvolvidos.


    Fernanda Ferradeira Latorre - 8ª Série B
    Larissa Barbosa Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. A charge 1 representa a divisão norte e sul ou seja o norte desenvolvida e o sul subdesenvolvido, uma parte são os "ricos" e a outra os "pobres".Também outra diferença e a economia que se baseia no Estados Unidos.Ronaldo Lopes de Paiva Filho e Matheus Cabral Coelho

    ResponderExcluir
  10. A charge 1 representa o mundo separa por subdesenvolvido e desenvolvido,onde, o desenvolvido (norte)esta bem vestido e o subdesenvolvido(sul)esta muito mal vestido.

    ResponderExcluir
  11. CHARGE 06: A charge nos mostra que os países do Norte estão no domínio da economia mundial, e os pequenos investimentos que não interessa a eles, vem para os países do Sul. Estes investimentos acabam sendo pouco para alguns países do Sul (que precisam de apoio economico maior).

    Mila Rosado e Kezia Caldas 8B

    ResponderExcluir
  12. A primeira charge retrata a atual situação socioeconômica do mundo,onde a parte sul do planeta representa os miseráveis, inferiores e excluídos, enquanto o norte representa os ricos e superiores. É possivel perceber a desiqualdade entre os paises desenvolvidos e subdesenvolvidos.

    Julia e Luísa - 8B

    ResponderExcluir
  13. Analise Charge 1 - a charge critica a divisao dos paises desenvolvidos entre Sul e norte, Sul como subdesenvolvido e Norte como desenvolvido sendo o sulista representado por uma pessoa descalço, com roupas simples e o personagem do Norte sendo representado por uma pessoa bem vestida com aparencia de executivo.

    Matheus Miranda Nascimento Joao Pedro Neves Costa

    ResponderExcluir
  14. Arthur e Yago 8ªB

    Na charge 1 representa a divisão Norte e Sul enquanto o homen negro de roupas simples representa os pobres do Sul, o homen de terno representa os ricos e desenvolvidos do Norte.

    ResponderExcluir
  15. A Primeira charge mostra a divisão economica entre Norte e Sul. O Norte é representado com um homem branco e bem vestido. Já o Sul, é representado por um homem negro com roupas simples. Dando a entender que essa divisão é preconceituosa em relaçao a renda de cada um.
    Ana Clara Saraiva e Júlia Kern - 8ª B

    ResponderExcluir
  16. Charge 1 mostra 2 pessoa bem diferentes, uma bem vestida, com boa postura e com a parte norte do mundo na cabeça,e a outra pessoa mal vestida, com pessima postura e com a parte sul do globo. Isso mostra que a maioria dos paises ricos ficam no norte e no sul os paises pobres.

    Laura Werneck e Rayanne Abboud
    8ªB

    ResponderExcluir
  17. Na charge 04 mostra que o mundo esta dividido em norte( rico e desenvolvido ) e sul ( pobre e subdesenvolvido) reprensentando os criterios socioeconomicos.

    Victoria Coelho e Yve Lopes 8ª serie B

    ResponderExcluir
  18. Na charge 4 mostra que o mundo de hoje esta dividido em rico e pobre,quando alguns nao tem nada,outros tem muito. Yngrid Vicente Ferrari e Isabella Placides. 8ªC

    ResponderExcluir
  19. A charge 6 mostra um homem grande e poderozo representando o norte desfrutando do globo inteiro e mostra um pequeno cidadão negro esfarrapado só com as migalhas representando o sul. A charge mostra o domínio do norte sobre o sul.

    Artur Dias Campos e Thales Nogueira Alves 8ª série C

    ResponderExcluir
  20. Na charge 05 vemos o mundo dividido de acordo com com aqueles que se dizem os "Bons". Ao Norte quase não se ve pobreza, somente ricos, milionarios, e superioridade. Ja o Sul percebemos que existe apenas miseria, pobreza, dando ar de inferioridade aos que vivem no sul, fazendo-os acreditar serem "maus"


    Andreza Soares e Karen Brasileiro 8ª serie C

    ResponderExcluir
  21. Na charge 02 mostra que os paises do Norte é a cabeça do mundo, e demostra a desigualdade entre as regiões do Norte Sul, pois os paises do Norte sao desenvolvidos e do Sul subdesenvolvidos.

    Isabela Quintão e Laura Lourenço. 8ª serie C

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Na charge 01, representa a divisão Norte e Sul, tendo como exemplo os paises subdesenvolvidos, ou seja, uma pessoa pobre, negra e mal vestida. Já os paises desenvolvidos estão sendo representados por uma pessoa aparentemente rica, branca e bem vestida.

    Letícia Gomes e Luísa Gomes 8ª serie C

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Charge 1
    A charge um critica o mundo dividido em Norte e Sul,onde é mostrado uma personagem de poder que simbolizaria o Norte, apertando a mão de um maltrapilho, que simbolizaria os países do Sul.

    Pedro Guerrero e Pedro Assis

    ResponderExcluir
  26. Analisando a CHARGE 1:

    Mostra um homem com roupa simples representando o Sul, e um outro homem com roupa mais sofisticada representando o Norte. A pessoa representando o Sul tem trajes mais simples para mostrar que os Países dessa região naõ são tão ricos nem desenvolvidos.Ja o homen representando o Norte tem uma roupa mais formal monstrando que paises dessa região são ricos e desenvolvidos.

    Iann Lucas Lago
    Pablo Henrique
    8ªC

    ResponderExcluir
  27. CHARGE 06: A charge mostra que os paises do norte tem industrias mais desenvolvidas e que geram um lucro superior ao que as empresas do sul produzem. Assim, o sul vive do sustendo das migalhas do norte.
    Camille Carvalho e Leticia da Mata 8°C

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. A charge 01 mostra uma divisão preconceituosa, feita a partir de fatores como:a economia, o desenvolvimento e etc. O norte é representado por um homem bem vestido, rico, ja o Sul é representado por um homem mal vestido, pobre, negro, mostrando assim a diferença entre eles.

    Camila Piccolo e Luisa Barroso. 8ª série C.

    ResponderExcluir
  30. Escolhemos a charge 01 que representa a dicotomia entre os países Norte e Sul, sendo que os países do Sul são representados por uma pessoa menos favorecida, negra e com vestimentas precárias e os países do Norte são representados por uma pessoa rica, executiva, com roupas melhores e a pele branca.

    Mariana Severo e Paula Veloso 8ªC

    ResponderExcluir
  31. Na charge 01, podemos concluir que as dicotomias Norte e Sul estão entrando em acordo; mas com desvantagem do Sul, que está representado com roupas pobres e por um personagem negro, indicando inferioridade. Já o Norte demonstra roupas finas e um personagem de cor branca, indicando superioridade. Assim concluimos que essa divisão ideológica permanece com a visão de rico e pobre, desenvolvido e subdesenvolvido, periferia e centro. Mas sabemos que ao Norte há paísem com desenvolmento mais baixos do que o esperado, e no Sul encontramos países com alto desenvolvimento.
    Letícia Brandão e Bárbara Klein - 8ª série C

    ResponderExcluir
  32. A charge 01 representa a divisão e as diferenças socias e econômicas dos países do norte e do sul. Na charge os países do norte são representados por um personagem vestido de palitó e gravata que dá a ideia de superioridade e riqueza sobre os países do sul que são caracterizados por personagem vestido de camiseta e bermuda que dá a ideia de inferioridade e pobreza.

    Leonardo Cavalcante e Lucas Fabri 8C

    ResponderExcluir
  33. Na charge 05 pode-se perceber que o mundo esta dividido em rico( Europa e america do norte) e pobre ou miseravel( Africa, america latina e alguns paises da asia) e isso gera um certo preconceito e desigualdade sociale em alguns casos economica.

    Jessica Diniz e Luana Brasil 8ª C

    ResponderExcluir
  34. Na charge 2,os paíes do norte estão sendo representados em grande proporção em relação ao sul,devido a maioria dos países do norte serem desenvolvidos e os países do sul serem subdesenvolvidos.

    Carlos Henrique e Gabriel Cotta. 8c

    ResponderExcluir
  35. A charge 06 apresenta a desigualdade entre Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido), ou seja, o povo do Norte utiliza tudo o que há de melhor no mundo, deixando para o Sul apenas o que sobrar.

    Samuel e Thiago 8ªC

    ResponderExcluir
  36. Na charge 01 mostra um homem aparentemente rico, bem vestido representando a parte norte, a cumprimentar um outro negro, mal vestido,que representa a parte sul como pobre, que mostra um grande preconceito.

    MATHEUS FERREIRA E IAN WAGNER-8C

    ResponderExcluir
  37. Análise da charge 01:
    A charge 1 representa a divisão do Norte e Sul. O personagem que representa o Sul é negro e usa roupas simples, como blusas e bermudas, demonstrando periferia.
    O personagem que representa o Norte é branco e usa roupas formais,como terno e gravata, mostrando a superioridade dos países do Norte.
    Paula Villela e Janice Salmen - 8ªc

    ResponderExcluir
  38. Analisamos a charge 3 e concluimos que o mundo globalizado deveria incluir todos os países, porém, não é isso que acontece, o Sul sofre uma espécie de preconceito por não serem tão desenvolvidos quanto os do Norte, por isso na figura, as pessoas mal vestidas (que representam o Sul) entram pela porta dos fundos um lugar isolado e excluido), já que os do Norte entram pela porta da frente.

    Luísa Ferrari e Gabriela Porcaro 8ª série C

    ResponderExcluir
  39. Na primeira charge, o mundo subdesenvolvido é representado por um homem negro e aparentemente simples, enquanto os países do norte são representados por um homem branco e bem vestido, logo mostrando a superioridade dos mesmos.
    Amanda Barros e Ana Clara Boareto 8ªA

    ResponderExcluir
  40. A primeira charge representa a divisão Norte e Sul, sendo assim o homen negro de roupas humildes representa os pobres do Sul, o homem de roupa mais arrumada representa os ricos e desenvolvidos do Norte.
    Lívia Weber
    Maria Elisa - 8°A

    ResponderExcluir
  41. A charge seis mostra que enquanto os paises desenvolvidos(norte) devoram o mundo, os paises subdesenvolvidos(sul) ficam apenas com os restos...
    Taina P.Costa & Thais R.Dantas 8°A

    ResponderExcluir
  42. Charge 06:a charge mostra a dominação do mundo pelos ricos enquanto os mais pobres são considerados como nada.
    Vinicius e Morenno 8A

    ResponderExcluir
  43. A charge 1,representa a divisão do rico e do pobre .Podemos perceber que uma parte do mundo está bem vestido ( terno ),já na segunda parte do mundo aparece umas pessoas com roupa simples (mal vestida),concluindo a globalização .

    9 ano A

    ResponderExcluir
  44. A CHARGE 3 esta representando a entrada dos paises do sul no mundo globalizado so que eles sopodem entrar como mão-de-obra para as empresas das grandes potencias mundiais

    Gustavo Duarte e Vitor Soares 8ª A

    ResponderExcluir
  45. Na charge 06 :
    Mostra os paises do Norte(desenvolvido) por cima de tudo porque ele comanda e representando o sul(subdesenvolvido) um homem pobre pegando os restos dele.

    Lucca P. Duvanel e Enrique Figueiredo dos Santos 9°Ano : A

    ResponderExcluir
  46. A charge número 1 representa um negro mal vestido com o hemisfério sul no lugar da cabeça apertando a mão de um homem branco e bem vestido com o hemisfério norte em sua cabeça. Essa imagem da ênfaze a divisão Norte(ricos e desenvolvidos, considerados superiores) e Sul (pobres e subdesenvolvidos, considerados inferiores).

    Bethina e Stéfanie 8ªA

    ResponderExcluir
  47. A charge 1 esta azendo uma critica à divisão do mundoem norte e sul (desenvolvido e subdesenvolvido )o mesmo esta mostrando o os paises do norte (desenvolvido) fazendoacordo com os paises so sul(subdesenvolvido).

    Lucas .C Guilherme

    ResponderExcluir
  48. Charge 1.
    A Charge representa a divisão norte e sul. O homem negro, mal vestido e descalço representa a parte sul do planeta, a menos desenvolvida. Enquanto o homem branco, bem vestido, representa a parte norte do planeta, a mais rica e desenvolvida.

    Clara Dutra e Natália Reis - 8ª A

    ResponderExcluir
  49. A charge 2 deixa claro que as vantagens e benefícios da globalização são mais propícios para o Norte, mesmo beneficiando bem pouco o Sul, os ganhos estão mais voltados aos países desenvolvidos.

    Júlia Pimentel e Gabriela Meira - 8ª serie A

    ResponderExcluir
  50. A charge 1: Representa a diferença entre a divisão Norte e Sul do mundo. Mostra os países representados por um homem branco e bem vestido, simbolizando o desenvolvimento (riqueza) do "lado" norte. Já os países do Sul, são representados por um homem negro com roupas simples, o que consequentemente simboliza o subdesenvolvimento (pobreza) em seu "lado".

    Laís Libório e Gabriela de Assis 8ªA

    ResponderExcluir
  51. A charge seis mostra que enquanto os países do norte tomam conta do mundo, os países do sul ficam apenas com as migalhas daquilo que resta.

    Luiza e Natalia Campos 8ªA

    ResponderExcluir
  52. Marlice Oliveira e Alessandra Fassarella - 9° A
    CHARGE 1 -

    A charge mostra a divisão Norte e Sul , onde o norte é representado por um homem de terno , o que mostra sua superioridade sobre o sul , que é representado por um homem negro com roupas mais simples .

    ResponderExcluir
  53. observando a 3°charge compreendemos que pelo o fato de pessoas serem humildes não poderiam entrar em uma festa de mundo globalizado pela porta da frente mas sim pela a porta de serviço, pois quem domina são os desenvolvidos, reforçando a diferença que realmente existe entre rico e pobre.


    Rennan Rangel - Gabriel Gonçalves - 9°A

    ResponderExcluir
  54. A charge 6 demonstra a separação entre os paises desenvolvidos e subdesenvovidos(rico e pobre).Podemos compreender que os paises do norte desfrutam da sua superioridade mostrando que tem mais potencia e o paises do sul são humilhados por receberem o resto dos paises desenvolvidos.
    Mariana Neiva e Mylena Costa - 8º serie A

    ResponderExcluir
  55. A charge 6:
    Mostra o rico (desenvolvido) comendo e dando apenas poucas migalhas para o pobre (subdesenvolvido), como na vida real o desenvolvido sempre fica com o lucro deixando apenas as migalhas para o pobre.

    Diego Marques e Davi Tassis 9ºano A

    ResponderExcluir
  56. Turma,

    Os comentários estão ótimos. Parabéns! Vocês são demaaaaaaaaaaaaais! Roberta

    ResponderExcluir
  57. A primeira charge é uma critica com a intenção de nos mostrar o pensamento da população dos países do norte em relação ao planeta Terra, onde no sul a população é negra, pobre e no norte a população é rica e branca, mas esta visão não passa de uma teoria eurocêntrica e racista, pois no sul contém tantos brancos quanto no norte contém negros, e também nem todo país classificado como sulista subdesenvolvido, pois contém países do sul q são mais ricos economicamente do que alguns países do norte.
    A charge 02 e 06, nos mostra a superioridade dos países do norte sob os do sul, onde os desenvolvidos contém uma grande vantagem econômica, e direito da posse deste, sob os subdesenvolvidos.
    A charge 03 demonstra a forma em que os poderosos usam os favelados, onde a critica é feita quando o guarda manda a família suja e mal vestida para a ala dos trabalhadores para servirem aos que contém classe.
    A 04° charge nos mostra que devido ao elevado consumo os desenvolvidos poluem muito, e por isso os sulistas(os que sofrem com essa poluição toda)pedem que eles parem de poluir, e em contra partida os ricos desejam menas gente do sul em seu território pois com pouca gente maior vai ser a divisão da renda.
    Já na 05° charge mostra a soberania dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvios,onde aqueles sao denominados como ricos, e estes sao descritos como casse media baixa, pobres e ate mesmo miseráveis.

    ResponderExcluir
  58. A primeira charge representa a regionalização norte e sul, em que o norte é representado por um homem rico, branco e bem vestido, sendo a parte rica e desenvolvida do mundo. A parte sul é representada por um homem negro, mal vestido e aparentemente pobre, sendo o sul pobre e subdesenvolvido. Mas essa regionalização não é totalmente verdadeira, pois nem todos os países do norte são ricos e desenvolvidos e o mesmo vale para o sul. Os homens estão de mãos dadas para mostrar a dependência que existe entre eles, pois o sul produz matéria prima e o norte as importa. Portanto, o norte fica com o lucro e se desenvolve tecnologicamente e industrialmente.

    Fernanda Ferradeira Latorre - 8ª série B

    ResponderExcluir
  59. O globo terrestre presente na segunda charge mostra que o norte é mais desenvolvido que o sul, sendo representado como maior e dominante. A professora fala sobre as vantagens da globalização, entre elas a interação do mundo. Atualmente, a comunicação é mais fácil e simples através dos meios de comunicação que a tecnologia oferece:a internet, o telefone, fax, celulares...

    Fernanda Ferradeira Latorre - 8ª série B

    ResponderExcluir
  60. A charge três mostra que apesar da globalização, ainda existe a desigualdade social e o preconceito contra a pobreza (o sul), pois o guarda ao ver pessoas humildes, as direciona à entrada de serviço, deixando a porta de entrada somente para os ricos (norte).Assim concluímos que as melhores oportunidades são dadas apenas para pessoas com qualificação,de nível intelectual elevado, e muitas vezes ricas, brancas e bem vestidas...

    Fernanda Ferradeira Latorre- 8ª série B

    ResponderExcluir
  61. A charge quatro mostra realidades com muita lógica, pois as pessoas do norte não querem que as do sul vão para lá em busca de emprego e melhor qualidade de vida. Já as pessoas do sul desejam que as do norte parem de emitir poluição na atmosfera prejudicando-as, destruindo o meio ambiente. O termo morte-sul é uma metáfora que focaliza o conflito entre as duas realidades, norte e sul.

    Fernanda Ferradeira Latorre - 8ª série B

    ResponderExcluir
  62. A charge cinco faz uma crítica, mostrando a desigualdade do mundo através dos nomes dos mares, que caracterizam as regiões. No Oriente Médio, o mar de sangue mostra a violência entre os países, por causa de disputas de terras e religião. Na América do Norte, o mar morto representa a poluição emitida pelas indústrias.Na América do Sul, há o mar da ignorância representando o subdesenvolvimento dos países. Na África, o mar de lama representa a extrema pobreza e miséria que lá existe.Em cada pais há uma designação para mostrar a situação de cada um deles (rico, pobre, milionário e miserável).

    Fernanda ferradeira latorre - 8ª série B

    ResponderExcluir
  63. A charge seis mostra a dominação e exploração do norte sobre o sul. Um homem rico e bem vestido "come" o mundo, representando o norte e dá migalhas para o pobre, o sul. Isso mostra a exploração que há, quando o norte importa a matéria prima e fica com os lucros, enriquecendo cada vez mais. Um exemplo são as ervas para medicamentos que aqui são extraídas (sul) e vendidas a preços absurdos pelo norte.

    Fernanda Ferradeira latorre - 8ª série B

    ResponderExcluir
  64. A charge 1, quer dizer sobre a divisão Norte e Sul. O Sul foi representado com um personagem negro, mal vestido e sem chinelo, trazendo assim uma impressão ruim sobre ele (sul). Já o do Norte é representando por um personagem formal, bem vestido trazendo assim uma imagem mais relevante do que a do Sul.

    Victor Maciel - 8°B

    ResponderExcluir
  65. Análise de Charge
    A charge um mostra dois personagens. Um negro, que pode inferir inferioridade com sua cara estampada como América do Sul e outro personagem branco podendo se inferir que o branco é maior com a cara estampada com a America do norte.
    A segunda charge mostra uma professora apresentando o conteúdo que será trabalhado na aula que seria as vantagens da globalização podendo ser percebido já no mapa que será estudo com o tamanho da parte do norte é maior que a parte do sul. Insinuando que o norte que são os pais mais desenvolvidos que adotaram o capitalismo são também maiores economicamente.
    A terceira imagem mostra claramente a chacota que está sendo retratada uma vez que o porteiro da festa da globalização informa que os supostos convidados que estão na recepção que a entrada deles é pela entrada de serviço, insinuando que esses convidados seriam os funcionários da festas ou que são igualados a esses funcionários.
    A quarta charge apresenta um comentário de Calvin falando que nos do Sul queremos menos gases do norte e o norte querem menos pessoas do sul. Que muitas vezes imigram-se para o norte atrapalhando o desenvolvimento econômico e social dos países do norte.
    A quinta charge mostra uma critica a uma idealização que muitas pessoas têm do mundo. Como por exemplo, que na áfrica só tem pobreza e que nos países do norte só tem riquezas o que é mentira uma vez que existem países no norte que são subdesenvolvidos. Alem da subdivisão do Brasil com suas respectivas regiões apresentando que no norte é somente classe media baixa e pobreza e que no centro é só classe media alta uma mentira uma vez que a cidade de São Paulo, por exemplo, apresentam grandes periferias, grandes números de mendigos e entre outros problemas como a falta de higienilização, tratamento da água e do esgoto.
    A sexta charge mostra um personagem comendo a fartura sob o norte e jogando seus restos para um outro personagem que se encontra ao sul insinuando também que quem está no norte tem fartura e quem está no sul falta muitas coisas.

    ResponderExcluir
  66. A 1° charge retrata a divisão norte e sul. Países do sul (subdesenvolvidos) representados por uma figura negra, uma vestimenta mais simples, descalça, o que nos faz inferir uma situação mais pobre. Já o outro personagem, o inverso: branco, vestes bem apresentável, calçados, que representava os países do norte(desenvolvidos) nisso podemos inferir uma imagem mais rica...

    2° charge - considerando que a globalização deveria ser uma equivalência de oportunidades e benefícios iguais para todos , a charge mostra que os países ricos continuam em vantagem, recebendo e usufruindo mais dos recursos disponíveis.

    Na 4°charge, retrata a soberania dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvios,onde aqueles sao denominados como ricos, e estes sao descritos como classe media baixa, pobres e ate mesmo miseráveis.

    A 5° charge representa a visão detalhada da divisão norte e sul..
    mostrando que a parte norte do mapa são os mais ricos economicamente e a parte sul "miserável".

    e a 6° charge retrata que o norte ganha tudo do bom e do melhor, e o sul apenas migalhas..
    Maria Elisa 8°A

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. A charge 1 mostra como é feita a divisão do mundo hoje, pessoas ricas e superiores são o Norte e pessoas pobres e inferiores são o Sul.
    A charge 2 mostra que o Norte é "maior" por ser desenvolvido, e o Sul "menor" por ser subdesenvolvido.
    A charge 3 mostra como pessoas moradoras do Sul sofrem preconceito por serem, muitas das vezes, humildes e com ar de pobreza em relação aos ooutros, e como elas são excluidas da globalização.
    A charge 4 Calvin ao fazer esta comparação do que as pessoas do Norte querem e o que as do Sul querem, dá mais enfase no fato do preconceito que as pessoas do Norte tem com as do Sul, dando ar de inferioridade ao Sul, e como essa "inferidade" prejudica o Sul.
    A charge 6 mostra a ambição do Norte, como eles querem tudo para eles, e assim o Sul fica a espera de sobras do Norte, se tornando mais inferior.
    Karen Brasileiro 8ªC

    ResponderExcluir
  69. A charge um mostra duas pessoas representando o Norte e o Sul.
    Representando o Norte esta uma pessoa de pele branca, de terno e gravata demonstrando ser o mais poderoso, já representando o Sul está uma pessoa de pele negra, de bermuda e camisa que é um traje que representa simplicidade, na imagem se demonstrando como inferior mais simples e pobre.

    A charge três mostra a "Festa da globalização" demonstrando o mundo globalizado, a entrada de pessoas que representam os países. Mas as pessoas mais simples que estão representando os países do Sul são obrigadas a entrar pela por dos fundos, como se fossem inferiores.

    A charge quatro mostra o interesse do Norte, que querem menos pessoas do Sul em seus países para que o mercado exterior seja maior e ganhe mais dinheiro com isso. Já os interesse dos países do Sul é de menos poluição em seus países, que é causada na maioria das vezes pela fabricas e indústria dos países do Norte.

    A charge cinco mostra que os países com os seus níveis de riquezas, e os oceanos com o que representam se é um cenário de guerra, de poluição e etc.

    A charge seis mostra um homem gordo bem vestido representando os países do Norte como se estivesse “comendo” a Terra, e logo embaixo outro homem pequeno somente de bermuda, com uma pequena tigela na Mao pegando as migalhas, este representa o Sul. Que fica esperando as migalhas dos países do Norte.

    ResponderExcluir
  70. CHARGE 1:
    Bom, a charge 1 mostra a diferença do desenvolvido sobre o sub desenvolvido até no modo de vestir!O de terno representa o norte e o outro representa o sul!
    Tamb´em me parece que eles estao fazendo um acordo em que sempre o norte vai levar a vantagem!

    CHARGE 2:
    A CHARGE 2, fala sobre as vantagens do norte sobre a globalizaçao, provavelmente essa professora deve morar no norte, por ela estar apontando para o norte e por ela estar falando sobre vantagens.

    CHARGE 3:
    A CHARGE 3, diz que se os cidadãos do mundo subdesenvolvido quiser ir para o desenvolvido e globalizarão do, eles terão que entrar pela porta de serviços, ou seja, eles terão que trabalhar muito para entrar e se sustentar no país.

    CHARGE 4:
    A Charge 4, eu não consegui interpretar muito bem, más acho que os países do norte mandam gases tóxicos para o sul, pois assim a população do sul morre e não entram mais nos países do norte!

    CHARGE 5:
    A Charge 5, representa uma divisão feiita por países e não por região pois mostra a classe econômica de cada "pedacinho" do mundo!

    CHARGE 6:
    A charge 6 foi a que eu escolhi na aula do dia 10 de fevereiro junto com o Davi Tassis, portanto eu já comentei.

    Diego Marques Lopes 8ªsérie A
    9ºano A

    DEVER DE CASA DO DIA: 23/02/2012

    ResponderExcluir
  71. DEVER DE CASA DO DIA 23/02/12

    Iann Lucas Lago e Silva Mascarenhas Nº 11 Turma 8ªC

    CHARGE 01:
    Analisando a Charge 1 o homem representa os países do Sul é negro, com roupas simples nos dando a idéia de seubdesenvolvimento e pobreza. O homem representando os países do Norte usa roupas sofisticadas e nos dá a idéia de riqueza. É uma crítica a economia dessas regiões.

    CHARGE 02:
    Analisando a charge 02 ela fala da globalização, mas há um destaque para os países nortinos, pelo fato de serem "mais industrializados" tem mais portas no mercado de trabalho diferente dos países do Sul

    CHARGE 03:
    Analisando a charge 3 ela mostra que as pessoas que chegaram são pessoas pobres, humildes representando os países do Sul.Elas são orientadas a entrar pela área de serviço, pois os países sulistas não tem muitas aberturas no mercado internacional

    CHARGE 04:
    A charge 04 mostra que os sulistas estão reclamando dos gases tóxicos vindo do norte, dando evidência a industrialização dos países do Norte. Mostra também um nortino reclamando que por causa da industrialização do Norte os sulinos vão trabalhar lá, indo para os os países do Norte, sendo que os mesmos não gostam disso

    CHARGE 05:
    A charge 05 mostra a divisão de classes sociais do mundo. No norte percebemos a presença RICO, MILIONÁRIO, CLASSE MÉDIA ALTA E CLASSE MÉDIA mostrando o desenvolvimento dos países do mesmo
    No Sul percebemos a presença de MISERÁVEL(principalmente no continente africano), POBRE E CLASSE MÉDIA BAIXA" Crítica ao desenvolvimento sócio - econômico dos países.

    CHARGE 06:
    Na charge 6 tem a presença de um homem rico, acima, comendo parte da Terra, mostrando o seu domínio e o que não lhe interessa vai para um homem pobre, negro representando o Sul

    ResponderExcluir
  72. Charge 02
    Esta charge demonstra o mundo representado na forma socioeconômica. Os países do Norte muito grande, pois são desenvolvidos, ricos. Os países do Sul estão bem pequenos mostrando que são pobres, subdesenvolvidos e inferiores aos do Norte.

    Charge 03
    Esta representado na charge o preconceito que os países do Norte tem com os do Sul. Está havendo uma festa importante, e as pessoas representando o sul não podem entrar pois são muito inferiores aos do Norte que são donos da festa. Mostrando que o Sul não é nada perto do Norte, apenas ''empregados''.

    Charge 04
    A charge representa como a ideia de que os países do Norte são do "bem" e os países do Sul, "mal" está errado. Enquanto os países do Sul querem apenas que o Norte não polua mais os seus países, o Norte não quer "gente" do Sul porque eles são "maus", e o mal desta história é o Norte.

    Charge 05
    Nesta charge vemos o mundo dividido de acordo com a riqueza dos países do Norte e a pobreza do Sul. Caracteriza o Norte apenas como rico, milionário e classe média alta, parecendo que não há pobreza e o Sul é caracterizado por miserável, pobre, classe média baixa, mostrando apenas a pobreza, sendo um mapa não muito realista.

    Charge 06
    Esta charge está sendo representada por um homem grande, gordo, bem vestido, comendo o mundo enquando um menino, pequeno, magro e mal vestido está se alimentando com suas migalhas. Demonstrando que o Norte tem o poder sobre o mundo inteiro e o Sul depende das "migalhas" para se sustentar.

    Mariana Severo S. Duarte, 8ªC

    ResponderExcluir
  73. Dever dia 23/02/12

    Charge 1: representa a divisão Norte e Sul com seus critérios socioeconômicos, sendo o homem branco, bem vestido e rico o Norte e o homem negro, mal vestido e pobre o Sul.

    Charge 2: durante a aula a professora vai falar sobre a globalização, então percebemos que no mapa representado há como destaque os países do Norte, ou seja, como se apenas os países do Norte fossem os principais meios de desenvolvimento da globalização mundial, o que não é totalmente verdadeiro.

    Charge 3: na charge 3 há uma festa da globalização, então quando pessoas mal vestidas e sem condições socioeconômicas boas chegam para a festa, o segurança ou porteiro já os mandam para a área de serviço, ou seja, como se as pessoas do Sul servissem apenas como empregados para as pessoas do Norte.

    Charge 5: vemos que no mapa reprensentado na charge a divisão mundial Norte-Sul é dividida como se o Norte apenas obtesse países ricos e como se o Sul só obtesse países pobres.Mas essa divisão não é totalmente verdadeira, pois há no Norte países com o nível de desenvolvimento menor do que o esperado, como há no Sul países com o grau de desenvolvimento que supera alguns países do Norte.

    Charge 6: na charge 6 há um homem rico representando o Norte que se alimenta das melhores partes do mundo, ou seja, ele pega tudo o que há de bom no mundo para ele, deixando para o homem negro e pobre (Sul) apenas o que sobrar (migalhas).

    Samuel A. de Carvalho 8ªC.

    ResponderExcluir
  74. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  75. Charge 4: vemos que na tirinha pessoas do Sul desejam menos gases tóxicos do Norte, ou seja, os países do Norte estão poluindo e consumindo muito; e os países do Norte querem menos pessoas do Sul, ou seja, quanto menos pessoas há nos países do Norte, maior a renda nos salários, chamando-se de Morte-Sul esses conflitos entre o Norte e o Sul.

    Samuel A. de Carvalho 8ªC

    ResponderExcluir
  76. Charge 2 : Com a charge dois podemos perceber que a professora, vai explicar sobre as vantagens globalização e destaca somente o norte, deixando assim explicito que somente o norte é globalizado e o sul não.

    Charge 3 : Na charge três podemos perceber que, há uma festa onde pessoas pobres representando o sul, chegam e o segurança ja as manda para a área de serviço ou seja para trabalharem não para participar da festa.

    Charge 4 : Na charge quatro podemos perceber que no norte são produzidos vários gases tóxicos já que são industrializados, e os países do sul reclamam disso, já os países do norte reclamam da imigração das pessoas que moravam no sul, onde estão se mudando para os países do norte.

    Charge 5 : Nessa charge podemos perceber claramente a divisão norte, sul sendo pensado onde o norte é rico e o sul é pobre,classe media ou miserável.Essa construção não e totalmente verdadeira pois há países no sul com grau de desenvolvimento maior que os do norte.

    Charge 6 : Nessa charge podemos perceber que o homem bem vestido , representando o norte está comendo tudo, onde para o mau vestido representando o sul só recebe migalhas de comida. Onde pode se interpretar a desigualdade que no norte há países ricos que pegam tudo e no sul países pobre que pegam somente migalhas.

    Pedro Assis Mourão 8°C

    ResponderExcluir
  77. A charge 01 mostra um homem com roupas simples representando o Sul dando uma ideia de pobreza e um outro com roupas mais sofisticadas representando os países do Norte.

    A charge 02 mostra uma professora que vai explicar sobre a globalização e suas vantagens, dando mais destaque ao Norte e assim deixando de forma clara que o Norte é mais globalizado que o Sul.

    A charge 03 mostra que há uma festa onde a família com roupas simples representam o Sul e o soldado representa o Norte.Dando uma ideia de que as pessoas do Sul não podem entrar no mundo globalizado a não ser que seja para trabalhar para as pessoas ricas.

    A charge 04 mostra que o Norte está produzindo muitos gases tóxicos e estão prejudicando o Sul; já as pessoas do Sul estão imigrando para o Norte e assim tirando a oportunidade de trabalho de pessoas que lá vivem.

    A charge 05 mostra um mapa estilizado onde eles querem que as pessoas acreditem que o Sul é pobre e o Norte é rico.

    Thais Rodrigues Dantas 8ªA

    ResponderExcluir
  78. A CHARGE 1 : mostra duas pessoas uma mal vestida que esta representando os países subdesenvolvidos que são os do sul,e uma pessoa bem vestida representando os países desenvolvidos que são os do norte.

    A CHARGE 2 : mostra uma professora que esta dando uma aula, onde esta explicando as vantagens da globalização, em que os países do norte ficam em destaques, que da uma ideia de que os países do norte são mais globalizado que os do sul.

    A CHARGE 3 : mostra uma família pobre usando trajes simples que são os países do sul e soldado que esta parado representa os países do norte ,mostrando como e mundo globalizado os pobres do sul só entram na festa se for para trabalharem para os ricos do norte.

    A CHARGE 4 : mostra que o norte esta poluindo muito e quem sofre com essa situação e o sul que respira todo o ar toxico que vem do norte, e também que as pessoas do sul estão emigrando muito para o norte o que dificulta o trabalho para as pessoas do norte , e essa rincha entre os dois países e chamado conflito norte-sul.

    A CHARGE 5 : mostra um mapa estilizado onde os pobres do sul e os ricos do norte vivem em um zona de livre comercio onde os ricos do norte compram coisas do sul e visse e versa. E também pode ser que o mapa queira que as pessoas acreditem que o sul e pobre e que o norte e rico.

    A CHARGE 6 :mostra um homem bem vestido comendo o mundo e dando farelo para o menino mal vestido . o que significa que o homem que esta comendo o mundo esta dominando ele que se refere aos países do norte e o menino representa os países do sul que e pobre.

    Gabriel Gonçalves 8° A

    ResponderExcluir
  79. NA CHARGE 2 : a professora vai ensinar aos alunos sobre globalização e na imagem ela aponta para os paises do norte, no qual estão maiores que os do sul , nos dando uma idéia de que os paises do norte são bem mais globalizados e avançados economicamente que os do sul.

    NA CHARGE 3: A terceira imagem mostra uma chacota que está sendo retratada uma vez que o porteiro da festa da globalização informa que as pessoas que estão na recepção que a entrada deles é pela entrada de serviço, só pelo fato deles não estarem bem vestidos.

    NA CHARGE 4 : Pelo que entendi na charge quatro percebemos que no norte são produzidos gases tóxicos por serem desenvolvidos e tecnologicamente bem desenvolvidos, e consequentemente os países do sul não gostam muito disso, já os países do norte reclamam da imigração das pessoas que moravam no sul para o norte , principalmente em busca de emprego.

    NA CHARGE 5 : A charge cinco representa a idéia que muitas pessoas tem do mundo, como pensamos que cada país ou continente são. Como por exemplo, pensamos que a África tem muita miséria e que os Estados Unidos são super avançados economicamente e milionários, e a charge reprensenta nossa 'visão' do mundo.

    NA CHARGE 6 : Na charge seis mostra um homem bem vestido 'comendo' o norte e jogando os farelos para um homem mais baixo e mal vestido comer. Isso nos dá uma idéia de que o norte comanda tudo , e nós , do sul , somos subordinados e 'comandados' por ele.

    Gabriela Assis 8ªsérie A

    ResponderExcluir
  80. CHARGE 1:Mostra que há uma diferença sócio-econômica entre a divisão Norte e Sul, simbolizando-a através de dois personagens diferentes. O homem branco, representando os países ricos possui boas roupas, aparentando ser rico, o que demonstra sua soberania. Já o negro é desprovido de roupas simples, o que identifica sua submissão quanto a primeira.

    CHARGE 3:Critica o fato da globalização representar a interligação, igualdade entre os países, e, na verdade, não é isso que acontece. A charge deixa evidente que o Norte é o mais beneficiado nesse processo, e o Sul é utilizado mais como fonte de matéria-prima, mão-de-obra, e sobretudo, mercado consumidor( por isso as pessoas simples entrando pela porta de serviços).

    CHARGE 4:Censura os países do Norte pela grande poluição que causam e do consumismo excessivo que acabam prejudicando o Sul com isso, que é o menos poluente. Este, por sua vez, é criticado pelos Ricos devido a imigração de pessoas para o seu país. Mas aqueles nem levam em conta os fatos que explica isso.

    CHARGE 5:Mostra como há contrastes no cenário sócio-econômico do mundo de hoje, onde a situação dos países varia desde milionários, o Norte, até miseráveis, que são o Sul.

    CHARGE 6:Demonstra a desigualdade absurda que há entre uma região e outra. Enquanto o Norte controla o mundo e possui a maior parte das vantagens, capital, e até da exploração natural, acaba sobrando quase nenhum investimento para o outro. Por isso o homem que está representando o Norte é maior do que o do Sul na imagem.

    Gabriela Meira Teixeira 8ªA

    ResponderExcluir
  81. _Na charge 1 podemos notar um homem negro mais humilde(vestes simples) especificamente de blusa larga ,chinelos ,calcao representando o sul ``subdesenvolvio``,e ja o homen branco (vestes sofisticadas ) como terno,gravata,calça social, representando o norte desenvolvido ``superior``.
    -Na charge 2 a mulher supostamente a professora,explica a superioridade do norte em relaçao ao sul,da a ideia de que o norte por ser um pais desenvolvido e mais globalizado.
    _Análise da charge 3, pude observa a desigualdade onde nao deveria esta, pois e uma festa de globalizaçao ,em que todos sao iguais mas nao e o casao.O sul, pais subdesenvolvido vamos dizer POBRE,esta representando as pessos sujas e provavelmente trabalhadores entrando por taz, deixando a frete para os ricos (norte)assim como o pais do norte esta a frente dos pais sul .
    _Charge 4 demonstra que o sul quer menos gases toxicos que e menos poluicao na atmosfera, e ja o norte quer menos gente do sul pois atrapalhara todo seu ritual de igualdade,e superioridade,pois quanto mais gente mais trabalho e mais investimentos tera.
    _Conclui que a charge 5 demostra o que realmente nos pensamos. Que todos os paises contidos no norte sao desenvolvidos``ricos``, mas na realidade,vai ter no meio deles uma, duas familias pobres mas como estam no bolo de classificados dos ricos,nem sao notados,vistos e assim virce versa com os paises do sul
    .
    Mylena Costa Bessa 8ªserie A

    ResponderExcluir
  82. Charge 01: A charge apresenta duas pessoas representando os países do norte e os países do sul, sendo que o sul é um homem mal vestido, negro, e nos dá a ideia de inferior ao do norte que é branco e bem vestido. Então, a imagem reforça a ideia da divisão do mundo em Norte e Sul, que "exclui" o lado sul.

    Charge 02: Mostra a divisão do mundo em Norte e Sul, pórem só enfatiza os países do Norte, já que os do Sul são sempre "rebaixados".A professora fala em globalização, ela não deveria incluir de forma igual todos os países? E não só os do Norte?

    Charge 03: As pessoas mal vestidas (representam o Sul) entram pela porta dos fundos um lugar isolado e excluido), já que os do Norte entram pela porta da frente. A globalização deveria incluir todos os países, mas, isso não acontece, o Sul sofre uma espécie de preconceito por não serem tão desenvolvidos quanto os do Norte. (adaptado da outra atividade)

    Charge 4: critica o fato de os países do Sul não gostarem do grande poluimento (já que eles não são tão industrializados, não poluem muito) dos países do Norte. E também critica a imigração da população dos países do Sul, para o Norte.

    Charge 5: ela divide o mundo de acordo com regiões, sendo que a maioria dos ricos (ou as melhores classes), estão no norte e os mais "pobres" no Sul, e os mares de acordo com as atitudes dos países.

    Charge 6:mostra um homem bem vestido representando o Norte que "come"o bolo do mundo (as melhores coisas que o planeta oferece), deixando os restos para os países do Sul, representado pelo homem pequeno.

    Gabriela Porcaro- 8c

    ResponderExcluir
  83. Charge 01: A charge mostra um homem mal vestido representando o sul e um homem bem vestido representando o norte apertando as mãos.

    Charge 02: A charge mostra como o norte é enfatizado e como o sul é "rebaixado" e tambem ela serve para mostrar a superioridade do norte em relação ao sul.

    Charge 03: A charge mostra como o norte despreza o sul. Considerando eles como apenas empregados.

    Charge 04: A charge mostra que os países do norte ignoram as reclamações do sul e mostra também o preconceito contra o sul

    Charge 05: Acharge mostra a divisão preconceituosa do mundo atualmente

    Charge 06:Foi a que eu já tinha escolhido. já foi comentada

    Artur Dias 8ªC

    ResponderExcluir
  84. *Na Charge 2, o autor tenta estabelecer uma crítica sobre a divisão Norte e Sul, onde países do Norte são mais grandiosos em economia e e IDH, sendo este dado representado pela imagem desfigurada do globo terrestre, onde esta parte do planeta é dada como maior não só messes conceitos, mas também fisicamente.

    * Na Charge 3, firma-se uma crítica ao fato de, embora haver o conceito de que igualdade deve ser dada a todos e não devem existir privilégios na globalização,essa ideia não é exercida de verdade, gerando então a exclusão social e repreensão dos não favorecidos economicamente.

    * Na charge 4,é feita uma crítica direta ao conflito Norte-Sul,de ricos contra pobres,por assim dizer. A crítica é muito aberta e específica, falando sobre como gases tóxicos e excesso de CO² são prejudiciais para o Sul, e como países do norte são afetados pela super-população do Sul.

    *Charge 5, é feito um mapa criticando as economias do mundo, etiquetando países como ''Pobres'' ou ''Ricos''.

    *Na charge 6, é feita uma crítica às economias do mundo, onde países ricos tomam parte de todos os recursos do mundo, deixando os pobres apenas com o que sobrou, apenas com ''migalhas''.

    ResponderExcluir
  85. A charge 1 mostra um homem negro, usando roupas simples e de aparência pobre, representando o Sul (subdesenvolvido), e um homen branco, bem vestido, como se fosse rico, representa o Norte (desenvolvido).

    A charge 2 mostra a globalização de todo o mundo, mas o Norte é representado como superior, o mais importante, em relação ao Sul.

    A charge 3 mostra que todos deveriam fazer parte do mundo globalizado, mas não é isso que acontece, pois as pessoas do Sul, só podem entrar pela porta dos fundos, por não ser tão desenvolvido quanto o Norte.

    A charge 4 mostra uma crítica do Sul para a grande quantidade de gases tóxicos que as indústrias do Norte liberam. E uma crítica do Norte para o grande número de imigrantes que saem do Sul para tentar a vida no Norte.

    A charge 5 mostra a grande divisão econômica e desiguadade entre o Norte e o Sul existente no mundo, ex:milionário e miserável.

    A charge 6 mostra que o Norte domina (um homem grande e bem vestido), fica com a maior parte do que está comendo (todas as coisas boas do mundo de hoje)e deixa apenas as migalhas (um resto) para o Sul (um homem pequeno e mal vestido).

    Luísa Ferrari - 8C

    ResponderExcluir
  86. CHARGE 1: Eu já havia comentado.
    CHARGE 2: Representa que a globalização é maior nos países do Norte, já que são países mais desenvolvidos e com uma economia maior, as vantagens da globalização são muito maiores para eles do que para os países do Sul.
    CHARGE 3: Mostra que a igualdade não é presente, só é dita, que há pessoas que trabalham muito e, mesmo assim, não são favorecidos economicamente.
    CHARGE 4: É uma sátira ao conflito Norte e Sul, mostra como cada Região prejudica a outra, o Sul prejudica o Norte com poluição e o Sul é prejudicado pelo Norte com a excessividade de gazes tóxicos, assim, um matando ao outro.
    CHARGE 5: É uma crítica ao julgamento que fazem, determinando cada país como pobre ou rico.
    CHARGE 6: Mostra a desigualdade entre os Países do Norte e os Países do Sul. O Homem grande representa os países do Norte, maiores, por isso, com mais poder e também por estarem com a maior parte do globo, o que significa que o lucro para eles é maior, e o que sobra, as migalhas, eles dão para o homem menor, que representa os países do Sul.

    ResponderExcluir
  87. CHARGE 1: Nesta charge o homem bem vestido, rico esta representando os países do norte e o mal vestido, pobre esta representando os países do sul.
    CHARGE 2: A imagem mostra os países do norte com um tamanho maior do que os países do sul para dar uma impressão de que o norte é melhor ou mais desenvolvidos do que o sul.
    CHARGE 4: Esta imagem representa um conflito entre norte e sul. Pois os países do norte estão fabricando cada vez mais e mandando os gases das usinas para o sul e nisso o sul viaja até o norte para poder comprar estes produtos e acabam enchendo o lugar com muitas pessoas.
    CHARGE 5: O mapa mostra a divisão economica dos países pondo todos os países ricos no hemisfério norte e todos países pobres no sul.
    CHARGE 6: Nesta imagem um homem gordo representa o norte e ele esta comendo tudo e o magro e pequeno homem representa o sul onde apenas miagalhas ou restos vão mostra a desigualdade entre os hemisférios onde tudo de bom vai para o norte e tudo o que é ruim vai para o sul.

    ResponderExcluir
  88. Charge 01: Nessa charge existem duas pessoas, uma bem vestida representando os países ricos do Norte e outra com vestimenta simples representando os países pobres do Sul.

    Charge 02: Essa charge retrata a divisão Norte e Sul onde, países do Norte são os mais ricos e mais desenvolvidos em questões de economia, IDH, e até mesmo em extensão territorial. Já os países do Sul, são considerados os mais pobres, economia inferior e com menor IDH e extensão territorial.

    Charge 03: A partir dessa charge, podemos concluir que no mundo globalizado existe sim exclusão socio-econômica. Os três operários representam a classe menos favorecida (SUL).

    Charge 04: Essa charge mostra que o Sul não aceita muito a entrada de gases do Norte e o Norte não aceita muito a super popularização em suas terras com pessoas do Sul.

    Charge 05: A divisão representada nessa charge quer retratar que os países ricos se localizam somente no norte e os países pobres se localizam no sul.

    Charge 06: Já comentei!!

    ResponderExcluir
  89. Na charge 2 há uma professora ensinando sobre as vantagens da globalização e no mapa ao lado dela os países do Norte estão maiores o que representa o sua superioridade economica e social sobre os países do Sul.

    A charge 3 mostra que,ao contrário do que alguns dizem, não há igualdade em um mundo globalizado.

    A charge 4 representa a realidade do conflito Norte-Sul onde os países do Sul culpam os do Norte pela emição de gases tóxicos e dos do Norte culpam os do Sul pela qantidade de imigrantes vindos do sul.

    A charge 5 mostra os contrastes presentes no mundo atual,em que alguns países são extremamente ricos e outros miseráveis.

    A charge 6 represeta o modo em que os países do Norte usufruem da maior parte dos recursos do mundo e os países do Sul ficam apenas com as migalhas,os restos.

    Amanda Barros 8ªA

    ResponderExcluir
  90. Charge 2: nessa charge podemos perceber o jeito que os países do Norte são destacados por estar maior, assim retratando a questão socioeconômica.
    Charge 3: mostra um tipo de exclusão onde os países do Sul são tratados como insignificantes, pobres.
    Charge 4: a charge mostra um conflito Norte-Sul, mostrando que o Norte quer diminuir a quantidade de gente que vai para lá, e o Sul reclamando dos gases que vem de lá.
    Charge 5: nessa charge mostra a divisão econômica onde os países do Norte ficam representados como a maioria rica e o Sul como a maioria pobre.
    Charge 6: essa charge mostra o Norte sendo representado por um homem gordo e grande onde o Sul é representado por um homem magro e pequeno que recebe as migalhas do homem que esta representando o Norte.

    Camila Piccolo Maciel - 8ºC

    ResponderExcluir
  91. Charge 1: A charge 1 mostra que os países ricos estão no norte, e os pobres e subdesenvolvidos no sul. Mostrando pelos personagens, que o norte é rico e o sul pobre.

    Charge 2: A charge 2 mostra no meu ver que os países do norte estão maiores pois tem melhores condições de vida, de estudo, e uma melhor economia.

    Charge 3: A charge quer mostrar que a entrada é permitida mais só para os mais ricos, com melhores empregos.

    Charge 4: A charge mostra que as pessoas do sul querem menos gases poluentes e as pessoas do norte querem menos pessoas do sul garantindo, mais empregos para a população nativa.

    Charge 5: A charge mostra que os países do norte são ricos e desenvolvidos e os do sul pobre e subdesenvolvidos. Mostrando mais uma vez que o norte é "melhor" que o sul.

    Thiago Alves 8ªC

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. * Na charge 1 está representando os países Sul como inferiores, sendo um negro de roupas simples, pobre e descalço. E também representa os países do Norte como os superiores, ricos, bem vestidos.

    *Na charge 2 nos mostra a divisão Norte e Sul, onde o Norte é mais rico e desenvolvido economicamente tendo maior influência mundial e que os do Sul são de economia inferior.

    *Na charge 3 mostra que os países do sul são inferiorizados e que não sao dignos de entrarem pela porta da frente. São os simples e pobres empregados.

    *Na charge 4 mostra que os países do norte estão fabricando gases tóxicos, mas que prejudicam os países do sul. Já os paises do norte reclamam da imigração dos sulistas para o seu país em busca de emprego.

    * Na charge 6 mostra o Norte desenvolvido que está com boas vestimentas, dando as migalhas que sobram para os Subdesenvolvidos, sendo um homem negro e pobre.

    Andreza Soares 8ªC

    ResponderExcluir
  94. Charge 1: A imagem representa a desigualdade entre Norte e Sul, já que no mapa os países do norte estão maiores, representando sua grandiosidade econômica em relação ao sul.

    Charge 3: A charge faz uma crítica ao fato de os países do sul serem de certa forma "excluídos", quando na verdade, ao contrário do que muitos pensam, o mundo é desigual.

    Charge 4: Representa o conflito Norte-Sul, onde países do norte são culpados por causarem muita poluição, prejudicando assim, os países do sul, e os mesmos, são culpados pela imigração, que acaba prejudicando os países do norte.

    Charge 5: Mostra o grande contraste do mundo atual, onde algumas nações são extremamente ricas e desenvolvidas, e outras extremamente pobres.

    Charge 6: Mostra que enquanto o Norte controla o mundo e a maioria de seus recursos e vantagens, o que acaba sobrando para os países do Sul são os restos.

    Ana Clara Boareto 8ªA

    ResponderExcluir
  95. Charge 1:A imagem mostra a grande desigualdade entre os países do norte e sul .Sendo assim os países do sul representados por um homem negro com roupas simples e os países do norte por um homem branco com um terno.

    Charge 3:A charge mostra a desvalorização dos países do sul em relação aos do norte.Por isso as pessoas aparentemente pobres não podem entrar pela porta principal,apenas pela entrada de serviço.

    Charge 4:Mostra o atual conflito,onde os países do sul reclamam dos países do norte por emitirem gases tóxicos devido ao alto nivel de industrialização.Já os países do norte reclamam da grande quantidade da população do sul que migram para lá.

    Charge 5:A charge mostra uma grande diferença(exagerada)entre os países do Norte e do Sul,caracterizando o Sul como " pobre,classe media baixa e miserável".E os países do norte como "rico e milionário".

    Charge 6:A charge monstra um homem representando o norte comendo uma parte do planeta e os restos(ou seja,oque não importa para ele)ele dá para um homem negro que representa o sul.

    Gabriel Cotta 8ªC

    ResponderExcluir
  96. Charge 1: A imagem representa a desigualdade entre Norte e Sul, já que no mapa os países do norte estão maiores, representando sua grandiosidade econômica em relação ao sul.

    Charge 2: Nessa charge podemos perceber o jeito que os países do Norte são destacados por estar maior, assim retratando a questão socioeconômica.

    Charge 3: Mostra como pessoas moradoras do Sul sofrem preconceito por serem, muitas das vezes, humildes e com ar de pobreza em relação aos ooutros, e como elas são excluidas da globalização.

    Charge 4 : Representa a realidade do conflito Norte-Sul onde os países do Sul culpam os do Norte pela emição de gases tóxicos e dos do Norte culpam os do Sul pela qantidade de imigrantes vindos do sul.

    Charge 5 : Mostra a grande divisão econômica e desiguadade entre o Norte e o Sul existente no mundo,

    Charge 6 : O homem bem vestido , representa o norte está comendo tudo, onde para o mau vestido representando o sul só recebe migalhas de comida. Onde pode se interpretar a desigualdade que no norte há países ricos que pegam tudo e no sul países pobre que pegam somente migalhas.

    ResponderExcluir
  97. Charge 1: A imagem representa a desigualdade entre Norte e Sul, um mundo subdesenvolvido representado pelo homem negro e mal vestido e um mundo desenvolvido representado por um homem branco e bem vestido

    Charge 2: Mostra como as pessoas no Sul sofrem não são "importantes" , que as pessoas só se lembram do mundo globalizado.

    Charge 3: Mostra como pessoas do Sul sofrem preconceito, como são tratados como escrevos.

    Charge 4 : Representa um conflito entre Norte e Sul onde eles se culpam pelos gases tóxicos e pela quantidade de pessoas vindo do Sul.

    Charge 5 : Mostra que o mundo de hoje esta dividido em rico e pobre,quando alguns nao tem nada,outros tem muito

    Charge 6 : Mostra que os países do Sul só recebem migalhas, ou seja , eles só recebem os restos, e os países do Norte tem tudo do bom e do melhor.

    ResponderExcluir
  98. Todas as charges representam a globalização, a desigualdade social entre o mundo desenvolvido e subdesenvolvidos (norte e sul).Podemos observar também que em todas as charges que há um preconceito, que o mundo rico são os brancos e o mundo pobre são os negros, por isso dizemos que essa divisão é uma construção ideológica pois existem povos no mundo desenvolvidos que tem condições precárias de viver, mas o poder do mundo desenvolvido nos faz acreditar que há essa grande separação.
    ( Este comentario é um resumo das analises das charges 1 a 5)
    Mariana Neiva - 8° serie A

    ResponderExcluir
  99. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  100. Charge 1: Mostra a desigualdade existente entre os paises do Norte e Sul, onde o Norte é representado por um homem branco e bem vestido, e o Sul por um homem negro e com roupas simples.

    Charge 2: Representa como apenas os paises do Norte que sao superiores economicamente e socialmente, são lembrados como importantes.

    Charge 3: Mostra a exclusão social existente entre os paises do Norte por serem mais desenvolvidos em relaçao aos paises do Sul.

    Charge 4: Os paises do Sul desejam ser menos "maltratados" pelos paises do Norte, enquanto os paises do Norte desejam que menos pessoas do Sul entrem em seus paises.

    Charge 5: Nos mostra a grande desigualdade economica e social existente entre os paises do Norte e Sul.

    Charge 6: Mostra o Norte novamente representado por um homem branco e bem vestido, "consumindo" o planeta, e deixando apenas "migalhas" as paises mais pobres, ou seja os paises do Sul, que é representado outra vez por um homem negro e mal vestido.

    Laís Libório Souza 8ª série A

    ResponderExcluir
  101. Charge 1: Apresenta a desigualdade existente entre os paises do Norte e Sul, onde o Norte é representado por um homem branco e com roupa social e o Sul por um homem negro e com roupa simples.

    Charge 2: Da uma ideia de que os países do norte são melhores que os do sul, devido sua economia e influencia no mundo.

    Charge 3: Mostra a exclusão que os países do sul sofrem por serem menos desenvolvidos e ricos são tratados como empregados.

    Charge 4: Os países do sul exigem respeito, já os do norte não querem sofrer uma invasão da população do sul

    Charge 5: Apresenta a grande desigualdade economica e social existente entre os paises do Norte e Sul.

    Charge 6: O norte representado por um homem bem vestido, está comendo o planeta, e as migalhas que sobram, ele joga para o homem mal vestido, que representa os países do sul.

    ResponderExcluir
  102. *Charge 01 : Na charge monstra a desigualdade,um homen mal vestido com a cabeca representando o sul(Subdesenvolvido) e do outro lado um homen bem vestido representando o norte(Desenvolvido).

    *Charge 02 : Monstra que as vantagens da globalizacao sao apenas do norte como se o sul nao contribuisse.

    *Charge 03 : Mostra pessoas mal vestidas provavelmente representando o sul (subdesenvolvido) que sao tratados como empregados.

    *Charge 04 : Nessa charge monstra que o norte nao aceita a populacao do do sul e o sul nao aceita a poluicao qe o norte causa.

    *Charge 05 : Monstra a desiguldade economica entre o sul e o norte em que o sul so tem palavras como pobre e no norte tem palavras como rico.

    *Charge 06 : Monstra um homen bem vestido representando o norte comendo o mundo enquanto da as migalhas para um homen mal vestido representando o sul comer...


    *Pablo Henrique 8ª C*

    ResponderExcluir
  103. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  104. Charge 01: Mostra a divisão do mundo em norte e sul e também a desigualdade social;os países do sul são representados pelo homenzinho negro,que usa uma roupa simples,querendo nós dizer que somos pobres.Já o homem branco,que está bem vestido,representa os países do norte,como ricos.

    Charge 02: Os países do norte estão sendo representados com maior proporção,por eles serem desenvolvidos,e os países do sul em menor,subdesenvolvidos.

    Charge 03: Os países do sul,por ser subdesenvolvido é representado pelas pessoas mal vestidas,que terão que entra pela porta dos fundos,enquanto os países do norte que são desenvolvidos,as pessoas podem entrar pela pota da frente.

    Charge 04: Mostra que os países do norte contem muitas industrias,que poluem em quantidade muito alta,as pessoas do sul não querem sofrer com está poluição,então pedem que parem de poluir.E o norte não deseja pessoas do sul em seus países,um preconceito muito grande.

    Charge 05: Mostra que no norte há somente ricos,industrias globalizadas,muito dinheiro.Já no sul mostra pobreza,miséria,uma classe média baixa.

    Natália Souza - 8ªA

    ResponderExcluir
  105. Charge 2: Mostra o globo, mas com a parte de cima maior do que a parte debaixo, simbolizando o poder dos países do Norte sobre os países do Sul.

    Charge 3:Pelo fato de serem subdesenvolvidos, os países do Sul são tratados de forma diferente, comparando com o Norte. São tratados como escravos.

    Charge 4: Os países do Norte, por serem mais industrializados, emitem mais gases tóxicos, e os do Sul não gostam. Os países do Sul vão para o Norte procurando uma qualidade de vida melhor, e os do Norte pedem a eles com que parem.

    Charge 5: A charge 5 mostra que mesmo o mundo sendo dividido entre Países do Norte (desenvolvidos) e Países do Sul (subdesenvolvidos), há algumas exceções.

    Charge 6: O homem bem vestido, que representa o Norte, está comendo o mundo, e o homem menor, negro e pobre, representando o Sul e que ele só tem os restos para si.

    Marcela Armond 8ªC

    ResponderExcluir
  106. A charge 1 mostra o Norte bem vestido rico com roupas arrumadas cumprimentando o Sul todo sujo com roupas esfarrapadas pobre. Também mostrando a diferença social .
    ------------------------------------------------------------------
    A charge 2 mostra um mapa cuja o Norte é bem maior que o Sul porque sócio-economicamente falando o Norte é bem maior que o Sul. Mas se formos analisar de outra forma podemos perceber que o Norte maior que o Sul também o comando do Norte sobre o Sul.
    ------------------------------------------------------------------
    A charge 3 mostra os países do Sul querendo entrar na festa da globalização e o segurança manda-os entrar pela entrada de serviço pois, não são globalizados e provavelmente iam trabalhar nesse festa assim como o Sul trabalha para o Norte.
    ------------------------------------------------------------------
    A charge 4 mostra que o Norte é industrializado aumenta os poluente soltos na atmosfera. As pessoas dos países do Sul buscando melhor condição de vida vão para o Norte o que é uma ação repugnada pelo países do Norte ,pois não gostam das pessoas do Sul
    ------------------------------------------------------------------
    A charge 5 mostra os países do Sul como:miseráveis, pobre classe média baixa . Os países do Norte estão como: rico ,podre de rico , milionário. Isso mostra a diferença econômica entra Sul e Norte

    Davi Duarte 8ªA

    ResponderExcluir
  107. - CHARGE 2: A charge 2 mostra um mapa onde os países do Norte são retratados muito maiores proporcionalmente do que os do Sul, por causa de sua influencia no mundo e sua economia.

    - CHARGE 3: A charge 3 representa pessoas do Sul sendo tratados como escravos pelos do Norte, assim mostrando que existe sim o preconceito e a desigualdade social.

    - CHARGE 4: A charge 4 mostra que os países industrializados do Norte estão poluindo o ar com gases tóxicos, e os do Sul não gostam. E os do Norte são contra os imigrantes ilegais vindos do Sul, em busca de emprego.

    CHARGE 5: A charge 5 mostra a divisão Norte e Sul retratando que os países do Norte são ricos e os do Sul são pobres, de classe média ou miseráveis. Essa ideologia não e totalmente verdadeira pois há países no Sul com grau de desenvolvimento maior que os do Norte.

    CHARGE 6: A charge 6 mostra um homem gordo, branco e bem vestido representando o Norte, que está comendo o mundo, deixando somente os restos para os países do Sul, representado pelo homem pequeno, magro e negro.

    Lívia Weber - 8ªA

    ResponderExcluir
  108. Turma,

    Estou registrando a participação de vocês.

    Parabéns!

    Roberta

    ResponderExcluir
  109. Alessandra Fassarella - 9° ano A

    CHARGE 2 - nela mostra como o norte é predominante sobre o sul e também que que mais ganha com a globalização são países do norte.

    CHARGE 3 - nela mostra que na globalização os mais beneficiados são os países do norte, os do sul são somente os trabalhadores que fornecem matéria-prima, mão-de-obra... para os países do norte.

    CHARGE 4 - nela é mostrado um dos conflitos Norte-Sul, nesse conflito citado os países do sul culpam os países do norte por grande quantidade de gases tóxicos liberados muitas vezes por suas multinacionais, e os países do norte culpam os países do sul pela quantidade de imigrantes que vão para lá em busca de melhores condições de vida .

    CHARGE 5 - mostra a divisão dos países em desenvolvidos e subdesenvolvidos, ficando assim os países do norte como : rico , milionário,classe média alta , e os países do sul como: classe média baixa , pobre e miserável.

    CHARGE 6 - mostra um homem bem vestido (representando o norte) se apoderando do mundo pelo seu poder , e deixando apenas migalhas para os países do sul (representado por um homem magro e mal vestido ) .

    ResponderExcluir
  110. Charge1 :A charge 1 mostra o homem branco bem vestido rico com roupas arrumadas representando os países do norte cumprimentando o homem preto com roupas esfarrapadas pobre representando os países do sul a charge esta monstrando a diferença social.
    Charge2: Representa que a globalização é maior nos países do Norte pois eles são países mais desenvolvidos e com uma economia maior as vantagens da globalização são muito maiores para eles do que para os países do Sul.
    Charge3: Mostra que a igualdade não esta presente, fala que há pessoas que trabalham muito e mesmo assim não são favorecidos economicamente.
    Charge4: o conflito Norte e Sul, mostra como cada Região prejudica a outra, o Sul prejudica o Norte com poluição e o Sul é prejudicado pelo Norte com a excessividade de gazes tóxicos, assim eles estao matando um ao outro.
    Charge5: É uma crítica ao julgamento que fazem, determinando os países do norte como países ricos e os países do sul como países pobres.
    Charge6: Mostra a desigualdade entre os Países do Norte e os Países do Sul. O Homem grande representa os países do Norte os maiores por isso com mais poder e também por estarem com a maior parte do globo, o que significa que o lucro para eles é maior e o que sobra, as migalhas eles dão para o homem menor que representa os países do Sul.

    Pedro Peres -8ªA

    ResponderExcluir
  111. CHARGE 1:Mostra um homem mal vestido,com roupas velhas representando o Sul,poi é subdesenvolvido,enquanto o norte é representado por um homem elegante e bem vestido,por ser desenvolvido.
    CHARGE 2:Essa charge representa uma mulher falando sobre as "vantagens" da globalização,e essa palavra está entre aspas porque,como também é representado na charge,as vantagens são exclusivamente dos países do Norte,que são destacados no globo,pois só têm benefícios com a globalização,enquanto os países do Sul são desprezados e subordinados.
    CHARGE 3:Na charge,pessoas maltrapilhas representando os países do sul tentam entrar em uma festa representando a globalização,enquanto o segurança da festa os manda entrar pela entrada de serviço,mostrando a subordinação dos países do Sul em relação com os do Norte.
    CHARGE 4:A charge satiriza o chamado conflito Norte-Sul,com o nome de Morte-Sul,pois o personagem afirma que os países do Norte querem menos pessoas no sul.
    CHARGE 5:A charge tenta representar como é dividido o mundo atualmente,por meio da economia,fazendo uma crítica a esse meio de divisão.

    ResponderExcluir
  112. A charge um demonstra que há uma desigualdade social entre os países do norte,considerados ricos, sendo representados por um perssonagem com trajes elegantes,aparentando riqueza,e, os países do sul, considerados pobres, sendo representados por um perssonagem simplório, aparentando pobreza.

    A charge dois representa o fato de que as vantagens da globalização estão presentes apenas nos países desenvolvidos que situam-se ao norte, considerados os avançados em relação a ela, pois a maioria deles possuem a forma de governo capitalista que dedica-se a isso.

    A charge três indica que o fato de pessoas serem humildes e terem a aparência de pobres,não poderiam entrar em uma festa de mundo globalizado pela porta da frente mas sim pela a porta de serviço, pois quem domina são os desenvolvidos, reforçando a diferença que realmente existe entre rico e pobre.

    A charge quatro demonstra as diferenças que geram conflitos entre os países do norte e os países do sul, sendo os norteicos representado por ter lixo tóxico característica de país desenvolvido, e,os sulista sendo representados por "gente" que vão para o norte em busca de melhores condições de vida,característica de um povo originado de um país subdesenvolvido.

    A charge cinco demonstra que a atualidade mundial é dividida entre classes sociais(miséria,pobreza,riqueza...), concretizando a idéia de que a desigualde social predomina cada vez mais sobre a vida das pessoas.

    A charge seis indica a predominâcia do poder dos países desenvolvidos sobre o mundo,representada por um homem se esbaldando do globo, já os países subdesenvolvidos indicados pela ausência de poder, são representados por um negro,magro e com poucas vestes,recebendo apenas os farelos deixados pelo homem com vestes elegantes, gordo e branco.

    Rennan Rangel

    ResponderExcluir
  113. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  114. Charge 1: mostra a divisão entre norte e sul , e a diferença social. Os países do norte estão sendo representados por um homem branco cm vestimenta social, e os países do sul estão sendo representados por um homem de pele escura e com vestimenta simples. Também mostra que o norte e o sul estão fazendo algum tipo de acordo.

    Charge 2: mostra os países do norte maiores do que as do sul, mostrando que os países do norte são mais globalizados e mais avançado economicamente do que o sul.

    Charge 3: mostra que as pessoa pobres (pessoas do sul) podem somente entrar pela entrada de serviço na festa globalizada (festa do norte), nos dando a ideia de que os paises do sul são trabalhadores do países do norte.

    Charge 4: mostra que os países do norte não quer que os países do sul imigram-se para seus territórios em bisca de trabalho e melhores condições de vido, e que as pessoas do sul reclamam da poluição feita pelas pessoas do norte.

    Charge 5: mostra divisão dos pais entre rico (norte) e pobre (sul), dando a ideia de enquanto uns tem muito outros tem poucos.

    Charge 6: mostra que a pessoa que nos da ideia de uma pessoa do norte, usufrui do bom e do melhor e deixa as migalhas ,ou seja, as coisas ruins para a pessoa do sul.

    Luana Capuchi , 8ª C

    ResponderExcluir
  115. Charge2: Mostra que em quanto a globalização os países do Norte são mais desenvolvidos do que os paises do Sul.
    Charge3: Mostra que há muita desigualdade social.
    Charge4: Nos mostra que a ''briga'' entre Norte e Sul, faz com que uma região faz mal a outra. O Norte prejudica o Sul com os gazes tóxicos e o Sul prejudica o Norte com a poluição.
    Charge5: É uma crítica pelo fato das pessoas julgarem o Norte melhor que o Sul.
    Charge6: O Homem maior representa os países do Norte, ou seja, mais rico, mais ''poderoso''etc. Isso significa que o lucro para eles é maior e são as migalhas que sobram, portanto ele as dá para o homenzinho que representa os países o sul, mais pobres.
    8ª série B

    ResponderExcluir
  116. A primeira charge representa a dicotomia entre os países Norte e Sul, sendo que os países do Sul são representados por uma pessoa menos favorecida, negra e com vestimentas precárias e os países do Norte são representados por uma pessoa rica, executiva, com roupas melhores e a pele branca.

    A segunda charge mostra que o Norte é mais importante que o Sul, sendo que a maioria das vantagens da globalização são do Norte, por ser repleta de multinacionais.

    Na terceira charge podemos perceber que a população do Sul não é incluído ao mundo globalizado, e também mostra uma desigualdade significante entre o rico (Norte) e o pobre (Sul).

    A quarta charge mostra que os países do Norte geram gases tóxicos que prejudicam os países do Sul e portanto querem que acabem com isso. E os países do Norte querem menos sulistas no território deles.

    A quinta charge apresenta o mapa do mundo visto de forma econômica, onde o Sul é visivelmente classificado como pobre e o Norte como rico.

    A sexta charge mostra que o Norte possui a melhor condição de vida e econômica e o Sul recebe somente as "migalhas" do Norte.

    Paula Veloso, 8ª C.

    ResponderExcluir
  117. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  118. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  119. *Charge 1 - Já foi comentada!

    *Charge 2 - Pode-se concluir que a professora passa de aprendizado ao seus alunos uma ideologia de que a vantagem da globalização é a superioridade do Norte; considerado rico, central e desenvolvido, assim dando através do tamanho a grandeza ao Norte e ao Sul; considerado pobre, periférico e subdesenvolvido, um tamanho menor, assim inferioridade.

    *Charge 3 - Pode-se concluir que o tapete vermelho indica soberania, portanto não pode ser pisado por pessoas pobres e com vestimentas humildes, apenas por representantes de países desenvolvidos; os pobres indicam países subdesenvolvidos... assim devem entrar pela entrada de serviço, que indica rendimento e serviço ao convidado!

    *Charge 4 - Dá ênfase as diferenças que tornam conflitos entre os nortistas e os sulistas, representando o Norte como o que expõe o Sul a gases tóxicos, característica de países desenvolvidos. E o Sul sendo representado pelo excesso de pessoas que vão em busca de uma melhor condição financeira no Norte.

    *Charge 5 - Demonstra que a atual divisão das regiões; miséria, classe média, rico, milionário, entre outros. Reforçando a ideologia de desigualdade econômica e social.

    *Charge 6 – Demonstra que o Norte é representado por um “gordo”, que se farta, inferindo superioridade. Já o Sul é representado por um negro, que fica apenas com as “migalhas”, indicando inferioridade.
    Letícia Brandão - 8ª série C

    ResponderExcluir
  120. Charge 1 - essa charge faz referencia a divisão norte-sul,onde o mundo é dividido entre desenvolvido e subdesenvolvido.A parte sul (subdesenvolvido) é representada por uma pessoa maltrapilha, e a parte norte (desenvolvido) por uma pessoa bem vestida e elegante.Ela mostra a diferença entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos
    ---------------------------------------------------------
    Charge 3 - A charge mostra a descriminação dos paises subdesenvolvidos no mundo globalizado, ou seja,estes entram pela "entrada de serviço", são submissos aos paises mais ricos.
    ---------------------------------------------------------
    Charge 4- Essa charge mostra como ambos paises (norte e sul)nao estao conformados com sua situação atual pois enquanto os paises do sul nao querem as poluições geradas por fabricas (que tem origem do norte)os paises do norte querem menos gente do sul em seus paises.
    ---------------------------------------------------------
    Charge 5 - Procura mostrar como o mundo esta dividido atualmente, é da enfase as diferenças enormes da economia dos países, pois pode-se notar que enquanto em alguns lugares estão nomeados como "ricos" ou "milionários", outros tem o titulo de "miserável"
    ---------------------------------------------------------
    charge 6 - Faz uma critica à globalização,pois mostra que os paises
    do ricos estao fartos, "gordos", em boas condiçoes, e os paises
    pobres estao esqueleticos e tendo que viver da "esmola", do que sobra
    dos paises ricos

    Julia Pimentel - 8ª Série A

    ResponderExcluir
  121. Charge 1 - mostra as diferenças socias entre uma região e outra, mostra pessoa mais rica e bem vestida como norte e a pessoa mais pobre descalça uma pessoa mais negra como o sul que é representada pelo subdesenvolvimento e o aperto de mão é mais um tipo de suborno que as pessoas do norte fazem com as do sul para conseguir maior riqueza natural e investimentos.

    Charge 2 - mostra um mapa com a divisão do norte muito maior que a do sul fazendo-nos entender que o norte possui uma influencia sobre os sulistas e maior riqueza economica e política

    Charge 3 - nos mostra um tipo de suborno do norte sobre o sul, uma enganação para os inferiores(sul)e mostra a ingenuidade das pessoas do sul.

    Charge 4 - mostra que o norte com sua industrialização super avançada espalha os gases poluidores(tóxicos)por todo o mundo infectando sempre o sul que já não é avançando na industrialização, mas também mostra o interesse social do norte em não nos aceitar em seus territórios classificando-nos como inferiores nesse ponto.

    Charge 6 - mostra mais o poder que o norte tem como se eles sempre estivessem fartos sempre tendo do melhor sempre dominando mais e mostrando como o sul é fraco, pobre e o que sobra para o sul são os farelos ou seja, o resto de tudo que o outro fez proveito.

    Yve F. Lopes 8 série B

    ResponderExcluir
  122. Charge 01: A charge 1 representa a divisão do Norte e Sul. O personagem que representa o Sul é negro e usa roupas simples, como blusas e bermudas, demonstrando periferia.
    O personagem que representa o Norte é branco e usa roupas formais,como terno e gravata, mostrando a superioridade dos países do Norte.

    Charge 02: A charge 2 é uma crítica sobre as vantagens da globalização, sendo que a parte do norte do globo é muito maior que a parte do sul, assim como as vantagens da globalização são muito maiores para o norte do que para o sul.

    Charge 03: A charge 3 é uma festa, chamada 'Festa da Globalização', e a festa representa o mundo, como diz na placa 'Bem-vindo ao mundo globalizado', a suposta festa é uma festa mais desenvolvida, e os trabalhadores, que representam o sul, devem entrar pela entrada de serviço, mostrando que, na globalização, o Sul é quem faz o serviço.

    Charge 04: A charge 4 mostra que os países do Norte querem menos habitantes do Sul, e o Sul quer menos tóxicos do Norte. Mudando o nome do conflito Norte-Sul para Morte-Sul, é uma forma de criticar este conflito, que quem sai perdendo é o Sul.

    Charge 05: A charge 5 é a Terra dividida. A divisão da Terra, ao invés de nomes de Países ou Continentes, é feita pela economia de cada lugar, mostrando a realidade de hoje. Podemos perceber que a maioria dos países do Norte estão como 'rico' ou 'milionário', enquanto a maioria dos países do Sul estão como 'pobre' ou 'miserável'.

    Charge 06: A charge 6 mostra um homem grande, gordo, branco e de terno e gravata, tomando posse do mundo. Este homem representa os países desenvolvidos. Há também um homem pequeno, negro e magrelo, esperando por migalhas do que sobra do 'mundo', representando os países subdesenvolvidos.

    Paula Villela - 8 série C

    ResponderExcluir
  123. A primeira charge,mostra a diferença social entre o norte e o sul,o sul com um pessoa de cor mais escura e mal vestido representando os paises subdesenvolvidos,com o idh ruim e o norte com uma pessoa de cor mais clara e bem vestido representando os paises desenvolvidos e com o idh bons.

    A segunda charge,mostra a divisão do norte para o sul ,colocando o norte maior que o sul,para mostrar que os norte é mais desenvolvido melhor do que o sul.

    A terceira charge,mostra a entrada de pessoas que saíram do sul para ir para o norte a procura de empregos,e já que essas pessoas estavam mal vestidas,era pra entrar pela are de trabalho.

    A quarta charge,mostra que o norte com toda tecnologia que eles tem esta prejudicando o sul,com os gases toxicos de suas empresas,e o norte nao nos aceita pois somos inferiores a eles.

    A quinta charge,mostra a divisao do mundo entre rico,pobre e clássia media.

    A sexta charge,mostra um homem superior que no caso é do norte dando migalhas para o inferior que no cado é do sul.

    Yngrid Vicente Ferrari 8 serie C

    ResponderExcluir
  124. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  125. charge 1: fala da divisão norte e sul, o primeiro homem representando o sul esta com roupas mais simples de origem humilde e descalço e é negro uma demonstração de pobre e inferioridade. Já o segundo homem reapresentando o norte eta bem vestido com roupa finas e chiques, calçado adequadamente e é branco sinal de riqueza dos países do norte.
    charge 2: é uma critica sobre as vantagens da globalização para os países do norte e para o sul, enquanto a parte de cima representando o norte é grande demonstrando o seu poder, a parte de baixo representando o sul é pequena demonstrando a inferioridade e ainda da enfase de como globalização ajuda uma a crescer mais do que a outra.
    charge 3: a tal festa da globalização representa o mundo, enquanto as outras pessoas mais bem vestidas que representa o norte entram normalmente os trabalhadores que representa o sul tem que entrar pelos fundos mostrando que na verdade quem faz esse mundo é os trabalhadores do sul.
    charge4: é uma critica, onde mudando o nome do conflito norte-sul para morte-sul onde os países do norte querem menos gente do sul e o sul quer menos tóxicos do norte.
    charge 5: é a divisão do mundo mostrando a economia de cada pais mudando o seu nome para o seu estado econômico, as regiões mais pobres são a do sul mostrando sua pobreza enquanto as do sul a maioria tem uma economia bem favorecida.
    charge 6: mostra um homem bem vestido, grande, gordo e branco mostrando a riqueza e o poder dos pises desenvolvidos que esta devorando o mundo representando o grande poder dos países desenvolvidos sobre o mundo globalizado. Enquanto em baixo há um home pequeno magricela mal vestido e negro que representa os países subdesenvolvidos que só recebe migalhas do mundo globalizado.
    Janice Salmen - 8ª série C

    ResponderExcluir
  126. CHARGE-1. A charge 1, representa a divisão dos países do norte e sul. O personagem que representa o norte é branca e bem vestida. Já o personagem que representa o sul é negro e tem roupas simples. Apresenta as diferenças econômicas entre os países do Sul e do Norte.

    CHARGE-2. Essa charge apresenta as vantagens de cada país, mostra que os países do Sul tem menos vantagem que os países do Norte.

    CHARGE-3. Mostra inferioridade dos países do Norte sobre os países do Sul.

    CHARGE-4. Apresenta que os países do Norte são industrializados, ou seja produzem gases tóxicos, por isso os países do Sul não querem mais isso para eles, já os países do Sul estão imigrando para os países do Norte, e com isso o Norte não quer mais habitantes com pouca economia.

    CHARGE-5. Representa a econômia dos países do Sul e do Norte,classifica o Sul como pobre e de baixa econômia e o Norte rico e de alta econômia.

    CHARGE-6. A charge 6 mostra os países do Norte com mais poder do que os países do Sul, isso quer dizer que o Sul depende do Norte para tudo.

    Luísa G. Oliveira 8ª série C

    ResponderExcluir
  127. Charge 01: ja comentada

    Charge 02: na imagem podemos perceber que a professora, explicará sobre as vantagens globalização e destaca somente o norte, deixando assim que somente o norte é globalizado, ou seja, mais desenvolvido na area de industrias e tecnologia e o sul não

    Charge 03: a imagem retrata o preconceito dos paises do norte com os paises do sul (representado por pessoas pobres e mal vestidas) que tentam entrar na "festa" da globalização onde apenas aqueles desenvolvidos e com capital elevado participam

    Charge 04: a tirinha critica de forma humoristica a opiniao dos paises do norte sobre os paises do sul e vice versa. Os paises do norte (desenvolvidos) nao querem a presença dos sulistas em seu territorio e os paises do sul nao querem a poluiçao vinda do norte, produzida pelas industrias

    Charge 05: a imagem mostra a classificação dos paises sulistas e do norte. Os paises desenvolvidos localizados ao norte são classificados como milionarios e ricos, ja os paises sulistas sao classificadaos como pobres e e classe media

    Charge 06: a imagem retrata um homem branco e bem vestido representando os paises desenvolvidos (do norte) comendo o mundo e dando migalhas ao um homem negro e mal vestido representando os paises subdesenvolvidos (do sul) que recebem quase nada

    ResponderExcluir
  128. Charge 1 apresenta uma diferença social entre o norte e sul, em que o norte o desenvolvido esta representado por um homem branco e bem vestido e o sul subdesenvolvido representado por um homem negro e mal vestido.

    Charge 2 apresenta um mapa em que mostra a parte norte maior, que caracteriza os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos menores.

    Charge 3 pelo fato dos países do sul serem considerados subdesenvolvidos eles terram que entra pelos fundos diferente do norte que é considerado desenvolvido e pode entrar pela principal.

    Charge 4 norte com sua industrialização, espalha os gases tóxicos, prejudicando o sul.No que causa uma imigração de habitantes para norte oque eles não querem que ocorra.

    Charge 5 mostra o sul com sua economia baixa simbolizado como os pobres, e o Norte com sua economia avançada como ricos.

    Charge 6 mostra que o norte é mais poderoso e tem direito a tudo de bom e o sul como o mais debilitado que só pega as migalhas do norte.

    Ian Wagner 8 serie C

    ResponderExcluir
  129. Charge 1- retrata a atual situação socioeconômica do mundo,onde a parte sul do planeta representa os miseráveis e inferiores , enquanto o norte representa os ricos e superiores. É possivel perceber a desiqualdade entre os paises desenvolvidos e subdesenvolvidos.
    ---------------------------------------------------------------
    Charge 2- é possível perceber que o Norte apresenta uma imensa superioridade ao Sul quanto à economia.
    -----------------------------------------------------------------
    Charge 3- as pessoas pobres representam os países do Sul, que além de sofrerem discriminação e preconceito, são evitados por não fazerem parte do grupo de países desenvolvidos e ricos.
    --------------------------------------------------------------
    Charge 4- os países do Sul apresentam um olhar crítico quanto ao elevado nível de poluição nos países do Norte causado por suas inúmeras indústrias, já os países do Sul querem menos imigrantes do Sul em seu território.
    ------------------------------------------------------------------
    charge 5- ressalta as marcantes diferenças socioeconômicas entre países do Norte e países do Sul, onde os subdesenvolvidos são classificados como pobres e miseráveis e os desenvolvidos como ricos e milionários.
    -----------------------------------------------------------------
    Charge 6- o homem bem vestido e gordo representa os países do Norte, que se alimenta do planeta, enquanto descarta as milgalhas, que são dadas a um pequeno homem com aparência miserável, que seria então os países do Sul.

    Luísa Campos- 8ªB

    ResponderExcluir
  130. CHARGE-1.representa a divisão dos países do norte e sul. O personagem que representa o norte é branca e bem vestida. Já o personagem que representa o sul é negro e tem roupas simples.

    CHARGE-2. mostra que os países do Sul tem menos vantagem que os países do Norte.

    CHARGE-3. Mostra superioridade dos países do Norte sobre os países do Sul.

    CHARGE-4. Apresenta que os países do Norte ou produzem gases tóxicos, por isso os países do Sul não querem mais isso para eles, os países do Norte, não quer mais habitantes com pouca economia.

    CHARGE-5. Representa a econômia dos países do Sul e do Norte,classifica o Sul(pobre) e o norte(rico)

    CHARGE-6.mostra os países do Norte com mais poder do que os países do Sul.

    Nome:Lucca Pereira Duvanel
    Nº:23
    Turma:A

    ResponderExcluir
  131. Charge 1-A charge um mostra a divisão dos países do norte e sul. A pessoa que representa o norte é bem vestida. Já o que representa o sul é negro e tem roupas simples.

    Charge 2- é possível perceber que o Norte apresenta uma imensa superioridade ao Sul quanto à economia.

    Charge 3- as pessoas pobres representam os países do Sul, que além de sofrerem discriminação e preconceito, são evitados por não fazerem parte do grupo de países desenvolvidos e ricos.


    Charge 4 norte com sua industrialização, espalha os gases tóxicos, prejudicando o sul.No que causa uma imigração de habitantes para norte oque eles não querem que ocorra.

    CHARGE-5. Representa a econômia dos países do Sul e do Norte,classifica o Sul(pobre) e o norte(rico)

    Charge 6- o homem bem vestido e gordo representa os países do Norte, que se alimenta do mundo, enquanto descarta as milgalhas, que são dadas a um pequeno homem com aparência miserável, que seria então os países do Sul.

    ResponderExcluir
  132. Charge 1:retrata a divisão entre norte e sul onde os países do sul são representados por um ''homem'' negro, com roupas humildes e sem chinelos, enquanto os países do norte são representados por um ''homem'' bem vestido e arrumado.
    Charge 2:mostra a professora explicando para os alunos as vantagens da globalização, mas podemos perceber que ela destaca somente o norte, deixando claro que só ele é globalizado.
    Charge 3:mostra os países do sul(subdesenvolvido) sofrendo preconceito dos países do norte por não fazerem parte do grupo deles(desenvolvidos).
    Charge 4:retrata a atualidade, mostrando que os países do norte estão poluindo os do sul com gases tóxicos.E os paises do norte continuam não querendo a imigração de pessoas do sul
    Charge 6:mostra um homem pequeno, com pouquissimo poder que representa os países do sul recebendo as migalhas dos países do norte que são representados por um homem grande e poderoso.
    Marcela Simões - 8B

    ResponderExcluir
  133. Na Charge 1;mostra a divisão norte e sul em ides socioeconômicos, onde o norte e retratado por um homem branco e bem vestido e o sul e retratado por um homem negro e com roupas bem mais simples.
    Charge 3;mostra que os países do sul(subdesenvolvidos) são meros empregados dos países do norte(desenvolvidos)no processo de globalização.
    Charge 4;mostra que os países do norte estão poluindo os países do sul e as pessoas que vivem no sul estão querendo ir para o norte a procura de melhores condições de vida.
    Charge 5;retrata a divisão de cada parte do mundo em rico , milionário ,pobre .... onde predomina o rico e nos países do norte.
    Charge 6;mostra que os países do sul só ficam com o que sobra dos países do norte.

    Matheus Figueiredo Gomes .8B

    ResponderExcluir
  134. Charge 2 - A charge dois mostra a professora indo explicar as vantagens da globalização, e o mapa que ela aponta o norte esta bem maior do que sul, deixando claro que o norte tem muito mais vantagens do que o sul.

    Charge 3 - A charge 3 quer dizer que essas pessoas são dos paises do sul, que eles 'servem' os paises do norte.
    Charge 4 - Ela mostra que os países do sul querem menos multinacionais, 'menos poluição', e os paises do norte, querem menos pessoas do sul. E ao envés dos conflitos serem chamados de 'norte-sul', eles sao chamados de 'morte-sul', pois o sul sai o mais prejudicado.
    Charge 5 - Essa charge classifica os paises em: pobre, rico, miseravel, etc. E podemos perceber que os ricos estão no norte e os pobres no sul.
    Charge 6 - Essa sexta charge motra um homem gordo de terno comendo com fartura 'o mundo', e em baixo um homem magro mendigando migalhas do norte.

    Rayanne Abboud Quintao nº35 8ªB

    ResponderExcluir
  135. Charge 1: Mostra duas pessoas, uma representada pelo sul, sendo negro e com roupas simples o outro pelo norte, representada por um branco com roupas chiques. A charge quer demonstrar que o norte é rico e o sul, pobre.
    Charge 2: Mostra uma professora falando sobre as vantagens da globalização, ressaltando como sempre, o norte, que está em tamanho maior, mais destacado.
    Charge 3 : A charge 3 ressalta que as pessoas com aparências pobres, não são bem vindas na globalização e sim, na mão de obra que os mesmos tras para ela.
    Charge 4: A 4a charge, mostra um conflito que existe entre o norte e o sul, o sul querendo que eles usem menos gás lá e o norte querendo menos pessoas do sul lá.
    Charge 6: Essa charge demonstra o rico comendo o norte e o pobre vivendo das migalhas dele.
    Larissa Biscotto 8aB

    ResponderExcluir
  136. Charge 1-Mostra a divisão entre norte e sul onde os países do sul são representados por um ''homem'' negro, com roupas humildes e sem chinelos, enquanto os países do norte são representados por um ''homem'' bem vestido e arrumado.

    Charge 2-É possível notar a superioridade dos países norte em relação aos do sul em questão de economia.

    Charge 3-Mostra que apesar da globalização, ainda existe a desigualdade social e o preconceito aos pobres (o sul), pois o guarda ao ver pessoas humildes, as direciona à entrada de serviço, deixando a porta de entrada somente para os ricos (norte).

    Charge 4-Mostra que os países do norte não querem pessoas do sul em seus territórios mas, não se importam em manter suas fábricas no sul que acaba gerando poluições por causa do norte.

    Charge 5-Mostra a parte sul sempre como pobre, miserável, classe média e etc.E a parte norte como rico e milionário.

    Charge 6-Mostra a superioridade dos países do norte sobre o sul representando o sul pequeno e o norte grande .E também mostra que o sul fica apenas com as migalhas do norte.

    João Pedro Neves Costa 8ªB

    ResponderExcluir
  137. Charge 1- Os países do Sul são representados por um homem aparentemente pobre, mal vestido. Já os países do Norte são representados por um homem aparentemente rico, bem vestido.

    Charge 2- Para ensinar sobre a globalização a professora mostra um mapa onde o Norte aparece em um tamanho grande em relação ao Sul, o que nos mostra a superioridade do países ricos do Norte.

    Charge 3- A imagem se refere a uma festa da globalização(mundo globalizado) onde somente pessoas ricas, como as do Norte, poderiam entrar pela porta principal, pois sãos superiores. As pessoas pobres do Sul devem entrar pela porta de serviço.

    Charge 4- As pessoas do Sul não querem a poluição do Norte e as pessoas do Norte não querem imigrantes do Sul.

    Charge 5- A imagem classifica os países como pobre, rico, miserável. A maioria dos pobres e miseráveis estão no Sul, e os ricos, no Norte.

    Charge 6- Representa a desigualdade social do Norte e Sul com o desenho de dois homens. O primeiro é grande, por isso passa uma imagem de poder, que representa o Norte rico e desenvolvido. O fato de ele estar comendo o Globo significa que ele exerce domínio sobre o mesmo. Já as migalhas caem nas mãos do homem pobre e pequeno, que representa o Sul subdesenvolvido.

    Vitória Lima 8ª B

    ResponderExcluir
  138. charge 1- mostra a divisão entre os países norte e sul mas e representando a divisão norte um homem rico e bem vestido e na divisão sul um homem pobre mal vestido

    charge 2-mostra a professora falando como os países do norte são muito mais superiores comparando aos países do sul

    charge 3-mostra que o tapete vermelho foi colocado so para a entrada dos ricos ou seja as pessoas do norte e para as pessoas do sul as pobres a entrada de serviço para servirem as pessoas do norte

    charge 4 -mostra como esta a guerra entra a divisão norte e sul falando que o norte lança muito gas toxico no ar mas mesmo com raiva das pessoas do norte as pessoas do sul vao buscar trabalho na divisao norte

    divisao 5-mostram como os países atualmente estao indo em relaçao economica como eles vao indo de riquesa e pobreza e o oceano representa a poluicao

    charge 6-representa a divisao a divisão norte o homem grande exercendo poder sobre o mundo e sobre os países pobres ou seja a parte norte tem o que querem em relacao economica

    gabriel leandro 8b

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  140. charge 1- Mostra a divisão entre os países do norte e do sul, priorizando as diferenças entre o rico (desenvolvido) e o pobre (subdesenvolvido.

    Charge 2- Mostra que os países do norte tem maior prioridade do que a maioria dos países do sul que são subdesenvolvidos.

    Charge 3- Mostra a superioridade dos países globalizados.

    Charge 4- Mostra que os países do sul recebem a poluição não desejada dos países do norte e os mesmos não querem o imigração do sul para seu território.

    Charge 5- Mostra a relação econômica do mundo nos dias atuais, uma desigualdade.

    Kezia Caldas 8ª B

    ResponderExcluir
  141. Aluno: Márcio Erlei Vieira - Séire/Turma: 8ªB/ Nº27

    A charge 1 simboliza uma espécie de acordo entre países desenvolvidos (ricos) e subdesenvolvidos (pobres), aos quais estão sendo representados de maneira característica: os países conhecidos como ricos estão "vestidos" com terno e gravata, indumentária relevante dessa classe; e os países pobres vestem roupas maltrapilhas que se assemelham também à classe baixa.

    A charge 2 comprova a latente dependência dos países do "Sul" sobre os países do "Norte" e revela qual parte do planeta movimenta e faz jus à economia mundial.

    A charge 3 evidencia que os países desenvolvidos é que participam do intenso e contínuo processo festivo da globalização, e "deixa de fora" os países subdesenvolvidos que não são nada mais do que meros inferiores. Estes devem contentar-se com a porta de serviço desse processo, afinal os superiores quem mandam e ditam as regras em um mundo globalizado.

    A charge 4 retrata a verdade estampada sobre uma realidade árdua, onde os países do norte poluem territórios do Sul com seus gases tóxicos , e estes, em busca de uma melhor qualidade de vida, se encaminham para o Norte que é desenvolvido. Pena que eles tem como resposta total rejeição dos países do Norte. É um verdadeiro jogo em que se mostra quem é o mais forte e o mais superior, que tem como vencedor os países do Norte.

    A charge 5 mostra uma espécie de mapa-mundi, tal qual divide as regiões em pobres e miseráveis representada pelos países do Sul e os Ricos, propriamente dito, fazem referência aos países do Norte. Os mares deste mapa crítico enfatiza a ideia de pobre e rico, onde por exemplo o mar lama está banhando os países miseráveis.

    A charge 6 pode ser facilmente comparada à uma relação ecológica chamada comensalismo. No caso da charge, os ricos consomem e controlam a economia de todo o planeta, já os paises pobres se "alimentam" das migalhas consumidas pelos paises do Norte. Esta confirma o cenário de dependência e subordinação dos pobres sobre os ricos.

    ResponderExcluir
  142. charge1-representa o a divisão entre norte e sul onde o norte esta bem vestido pois e desenvolvido e o sul mal vestido pois e subdesenvolvido.
    charge2- A professora mostra as vantagens da globalização onde o norte esta maior pois representa a maior parte e o sul menor pois e a menor parte.
    charge3-As pessoas mal vestidas representa o sul onde alem de sofre descriminação não podem se juntar ao norte.
    charge4-mostra a guerra entre norte e sul onde o norte lança gases tóxicos no ar e as pessoas do sul reclamando disso e as pessoas do norte reclamao das pessoas do sul irem por norte.
    charge5-Mostra a divisão do mundo onde os países do sul tem a classificação de classe media-baixa ou classe media e os do norte tem a classificação de ricos.
    charge6-mostra a superioridade do norte sobre o sul onde o norte e grande e o sul e pequeno alem disso mostra o norte deixando as "migalhas" para o sul.
    Rafael Martins 8b

    ResponderExcluir
  143. °A charge 2 mostra as vantagens dos países do Norte em relação aos do Sul.
    °A charge 3 mostra como os países do Norte tratam os países do Sul, apenas como funcionários.
    °A charge 4 mostra que os paises do Sul querem menos poluição dos países do norte, e os países do norte não querem habitantes do sul em suas terras gerando conflitos.
    °A charge 5 mostra como a maioria dos países ricos estão no Norte e os pobres no Sul.
    °A charge 6 mostra um rico do Norte com a posse do mundo enquanto um pobre do Sul implora por um pouco de comida.

    ResponderExcluir
  144. A Charge 1: Mostra a divisão entre Norte e o Sul, onde o bem vestido simboliza o Norte com o seu desenvolvimento e o outro representa o Sul com o subdesenvolvimento.
    A Charge 2: Mostra a visão do mundo, onde o Norte é maior por ser superior socio-economicamente do que o Sul.
    A Charge 3:Representa que por serem inferiores,as pessoas mal vestidas ( o sul) não tem vez, ou seja não são incluidas as bem vestida( o norte) que por sua vez ditam as regras no mundo.
    A Charge 4:Mostra a realidade atual do mundo, onde os países do Norte poluem, causando problemas para o eles mesmos e para o sul, que por sua vez procura o norte para buscar uma vida melhor, mas por causa do preconceito são massacrados de todos os tipos de forma.
    Charge 5: Mostra a realidade no mundo, onde os paises do Norte são ricos, bem desenvolvidos e os pobres e miseraveis são os do Sul, subdesenvolvidos.
    Charge 6: Mostra a representação de um homem sentado em uma cadeira devorando o mundo, ou seja , represento os paises do Norte e o pequeno homem que pega as migalhas representa o Sul que vive das sobras do Norte, como representa a imagem.

    Felipe Alves N°6 8ª Série B

    ResponderExcluir
  145. A charge 1: mostra a divisão entre os países do norte e do sul, destacando as distinções entre o desenvolvido (rico- bem vestido) e o subdesenvolvido (pobre- mal vestido).

    Já a charge 2: demonstra que os países do norte tem maior prioridade do que subdesenvolvidos, do sul.

    A charge 3: mostra que os países do sul (representados pelas pessoas mal vestidas) são inferiores aos do norte.

    A charge 4: mostra que os países desenvolvidos poluem mais do que o sul, por causa de um maior avanço comercial, e ainda rejeitam imigração do sul para seu território.

    A charge 5: Mostra a relação econômica entre os países do mundo nos dias atuais, uma desigualdade, muito grande.

    Mila Rosado 8ª B

    ResponderExcluir
  146. A charge 1: retrata a divisão ideológica norte e sul onde destaca as diferenças entre os ricos que seria o norte, bem vestido e de cor de pele branca(raça) além de serem desenvolvidos e os pobres, que seriam os países subdesenvolvidos, mal vestidos e de pele escura (raça).

    A charge 2: na charge 2 podemos observar a representação do norte sobre o sul de forma em que o sul fica intimidado devido a sua grande área. Podemos inferir disso que os países do norte possuem tanto prioridade quanto influencia sobre os países subdesenvolvidos.

    A charge 3: representa a subordinação dos países subdesenvolvidos aos países desenvolvidos em meio a ''globalização''.

    A charge 4: demonstra a superioridade dos países do norte sobre os paises do sul. Enquanto os subdesenvolvidos desejam uma menor poluição da atmosfera, ricos querem a dezimação da população do sul alem de comparar isso como um bem ao meio ambiente intitulado ''eco lógicas''.

    A charge 5: representa a socioeconomia que envolve todo o globo nos dias atuais, onde a desigualdade tanto social quanto econômica.

    A charge 6: podemos perceber na imagem um homem sentado a cadeira, de terno, devorando o mundo, este representa os países do norte que propositalmente derrama migalhas ao homenzinho menor, e mal vestido, que representa os países subdesenvolvidos que recebem de forma humilde em uma vasilha. A charge nos mostra a dependência de países do sul para com os países do norte de forma totalmente não-igualitária.

    João Pedro Alves N 11 8B

    ResponderExcluir
  147. Charge 1 -> A charge 1, quer dizer sobre a divisão Norte e Sul. O Sul foi representado com um personagem negro, mal vestido e sem chinelo, trazendo assim uma impressão ruim sobre ele (sul). Já o do Norte é representando por um personagem formal, bem vestido trazendo assim uma imagem mais relevante do que a do Sul.

    Charge 2-> Está mostrando no mapa que o Norte é superior ao Sul nos aspectos sócio-econômicos.

    Charge 3 -> A charge 3 mostra que a população do Sul (representada mal vestida) é inferior ao do Norte (que é representada bem vestida).

    Charge 4 -> A charge 4 está mostrando que o Norte com os avanços comercias poluem o mundo, e os países do Sul procuram um melhor lugar para viver, mas são rejeitados no Norte.

    Charge 5 -> A charge 5 mostra no mapa claramente que no Norte os países são mais ricos, tem a melhor vida. Enquanto no Sul mostra os países miseráveis, sem condições para viver.

    Charge 6 -> A charge 6 mostra um homem ''comendo'' o mundo e um simples homem pegando as migalhas que sobram. Ou seja o Sul vivem às custas do Norte.

    ResponderExcluir